Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Justiça dos EUA determina repatriação de maior esmeralda do mundo, encontrada na Bahia

Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita

Redação

Por Redação

22/11/2024 - 9:42 h | Atualizada em 22/11/2024 - 11:35
Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita
Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita -

A Justiça dos Estados Unidos acatou o pedido de repatriação da esmeralda Bahia para o Brasil. O juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, concordou com a posição das autoridades brasileiras de que a pedra preciosa de 380 quilos - considerada a maior do mundo - foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita àquele país, conforme já decidido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A decisão aconteceu na quinta-feira, 21.

Leia Mais:

>> Empresário suspeito de encomendar incêndios na Bahia é preso

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

>> Bahia Pesca representa o estado na XX Feira Nacional do Camarão

A medida é resultado da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “É um motivo de alegria essa vitória decorrente da ação conjunta. A nossa colaboração recíproca institucional está rendendo frutos”, comemorou o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco.

A decisão da Justiça americana foi anunciada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, durante evento realizado na sede da AGU, em Brasília, que contou com a participação do PGR. “Mais do que um bem patrimonial, a esmeralda Bahia é um bem cultural brasileiro, que será incorporado ao nosso Museu Geológico”, ressaltou Messias.

A sentença atende a um pedido do próprio Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que, em maio de 2022, acolheu a determinação da Justiça brasileira pela devolução da pedra preciosa. O magistrado estadunidense esclarece que a ordem surtirá efeitos apenas contra os indivíduos que questionavam a posição brasileira na Corte de Columbia, o que na prática resolve a questão em favor do Brasil sem prejudicar outros indivíduos que futuramente possam buscar reparações de danos causados por agentes privados envolvidos na disputa.

O Departamento de Justiça dos EUA deverá protocolar a decisão final de repatriação até o próximo dia 6 de dezembro, que é um procedimento técnico previsto na legislação americana. As partes têm 60 dias para apresentar recurso contra a determinação. Por enquanto, a esmeralda Bahia segue sob a custódia da Polícia de Los Angeles (Califórnia/EUA).

Histórico

A pedra preciosa foi lavrada em Pindobaçu, na Bahia, e saiu ilegalmente do país pelo estado de São Paulo, passando pela Louisiana, nos Estados Unidos. Uma declaração falsa feita às autoridades aduaneiras acobertou a exportação da pedra.

Em 2017, a Justiça Federal em Campinas, em São Paulo, condenou dois acusados de enviar ilegalmente a esmeralda aos Estados Unidos, em ação penal ajuizada pela procuradora da República Elaine Ribeiro de Menezes. Na ocasião, a sentença também declarou o perdimento da peça em favor da União, o que foi posteriormente confirmado pelo TRF3.

Com a decisão, a Justiça brasileira ordenou a expedição de mandado de busca e apreensão para repatriar o minério. A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF, em conjunto com a AGU, pediu auxílio jurídico aos Estados Unidos para efetivar a repatriação e, há quase uma década, atua no processo para assegurar o retorno do mineral ao Brasil.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita
Play

Secretário do RJ compara operações do Rio e da Bahia, e Werner reage

Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita
Play

Enfermeira instala câmeras e flagra abuso sexual contra mãe acamada na Bahia

Pedra preciosa de 380 quilos foi extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e exportada de forma ilícita
Play

Casal líder do CV na Lapinha é alvo de prisão em operação da PC

x