Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
21/10/2024 às 16:00 • Atualizada em 21/10/2024 às 16:40 | Autor: Da Redação

OESTE DA BAHIA

Lançamento de biorefinaria em LEM marca expansão de biocombustíveis

Implantação do equipamento marca importante passo para Bahia se tornar autossuficiente na produção de Etanol

Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa
Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa -

A Inpasa, produtora da América Latina de combustível limpo e renovável à base de grãos, lançou na manhã desta segunda-feira, 21, a pedra fundamental de uma nova planta de biorrefinaria de etanol, Luís Eduardo Magalhães (LEM), região Oeste da Bahia.

Veja também:

>>>Prefeito de LEM recebe Alckmin e Jerônimo para evento da Inpasa
>>>LEM terá planta da maior biorrefinaria de etanol da América Latina

Com combustível feito a partir de grãos com origem no Paraguai, após o início das operações, previstas para o primeiro trimestre de 2026, a empresa tornará a Bahia autossuficiente em etanol.

O momento marca a expansão de biocombustíveis na Bahia, que deixará de importar cerca de 700 milhões de litros de etanol de Goiás, equivalente a 70% do consumo atual do Estado.

A cerimônia teve a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do presidente da Inpasa, José Odvar Lopes, e dos secretários estaduais e outras autoridades.

>>>Bahia mira futuro pós-petróleo com produção de energia limpa
>>>Agricultores brasileiros adotam mais medidas regenerativas que média global

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a Bahia sai de uma condição de “importador” para “exportador” de combustível renovável, “com matérias-primas também sendo produzidas em outros municípios, como São Desidério e Formosa do Rio Preto”.

Ainda segundo o gestor, está no projeto duplicar a rodovia do entorno junto ao Ministério dos Transportes para garantir um conforto para os veículos de carga trafegarem com segurança.

A biorrefinaria será instalada na BR- 242, Km 900, em Luís Eduardo Magalhães. No local, será processado milho, já plantado na região, para produzir etanol anidro (misturado à gasolina), hidratado (utilizado diretamente nos postos de combustíveis) e neutro (destinado à indústria farmacêutica e cosmética), proteína de valor agregado para ração animal e óleo de milho.

A unidade receberá um investimento estimado de R$ 1,3 bilhão para uma capacidade de processamento anual de um milhão de toneladas de grãos. A produção contempla 460 milhões litros/ano de etanol, 230 mil toneladas/ano de DDGS (Distiller`s Dried Grains with Solubles), 23 mil toneladas/ano de óleo vegetal, 200 Gwh ao ano de energia elétrica. A previsão é de que o projeto esteja totalmente concluído até janeiro de 2026.

Além disso, estão incluídas no projeto, ações sociais que beneficiam a comunidade local, incluindo projetos voltados à educação, saúde e desenvolvimento econômico, são alguns dos compromissos assumidos pela empresa. Para o vice-presidente da Inpasa no Brasil, Rafael Ranzolin, a região chamou atenção por ser uma cidade verticalizada e com potencial industrial instalado.

Geração de Empregos

Esta é a 8ª biorrefinaria da companhia, a 6ª no Brasil, e representa um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão na região. A unidade terá um impacto significativo na economia local, com previsão de gerar aproximadamente 2.500 empregos durante a construção e cerca de 450 vagas diretas após o início das operações, programadas para o primeiro trimestre de 2026.

Com objetivo no atendimento à demanda de mão-de-obra, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai articular a capacitação de baianos da região para a nova indústria.

De acordo com o secretário da Setre, Davidson Magalhães, já foram feitas reuniões para verificar as necessidades dos profissionais, de acordo com cada fase de implantação do projeto.

Incentivos fiscais para a produção de etanol

Em setembro deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação de etanol.

Governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação de etanol
Governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação de etanol | Foto: Divulgação

A nova lei consiste em crédito presumido de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro (puro, que é misturado à gasolina) e hidratado (comercializado nos postos de combustíveis), além dos chamados DDGs (coproduto da indústria de etanol de milho que pode ser usado na alimentação animal) e óleos diversos.

O decreto também prevê a desoneração de bens do ativo importados e do diferencial de alíquotas em relação a equipamentos adquiridos no país. Ainda foi concedido um crédito presumido médio por litro de álcool anidro para a indústria fabricante, evitando aquisições do produto de outros estados com créditos fiscais superiores.

A implantação da fábrica é resultado do trabalho de investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Empresa Baiana de Ativos S.A. (Bahia Investe).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

biocombustível Inpasa Luís Eduardo Magalhães oeste da bahia refinaria

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa
Play

Vídeo: comitê de vereador é invadido por criminosos fortemente armados

Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa
Play

Esquema do 2° turno em Camaçari é detalhado por delegado da Polícia Federal

Governador Jerônimo Rodrigues com Júnior Marabá, prefeito de LEM, e representantes da Inpasa
Play

Crimes violentos reduzem em Feira de Santana durante megaoperação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA