BAHIA EXPORT
Luiz Gavazza destaca importância do transporte ferroviário para Bahia
Diretor da Bahia Gás esteve presente no segundo dia de Bahia Export

No segundo dia do Bahia Export, fórum estadual de logística, infraestrutura e transportes realizado nesta sexta-feira, 15, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, o diretor-presidente da Bahia Gás, Luiz Gavazza, destacou o papel da Bahia na movimentação de energia e a importância de expandir o transporte ferroviário.
“Nós estamos diante de um estado que é um grande hub, um grande polo de produção e movimentação de energia. E a gente precisa aproveitar esse potencial que a Bahia tem para superar as outras dificuldades que nós enfrentamos”, afirmou.
Sobre a importância do evento, Gavazza ressaltou a necessidade de dialogar com o setor de logística: “É dialogar a importância de ouvirmos o setor para a recuperação das rodovias fundamentais, estruturantes para nossa economia, é trabalharmos no sentido de dizer desenvolver e voltar a desenvolver as hidrovias no Brasil, mas principalmente de adotarmos a pegada de restaurar as ferrovias”, disse o presidente.
Leia Também:
Transporte ferroviário
O diretor também falou sobre o transporte ferroviário, especialmente o alimentado pelo gás natural. “Ele é o transporte mais econômico, ele vai baratear o frete e fazer com que as mercadorias cheguem mais rapidamente ao consumidor e a um custo menor”, afirmou o CEO.
Sobre a Ferrovia Oeste-Leste, Gavazza destacou que o governo do estado busca parcerias para concluir a obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da Bahia, assim como o Porto Sul: “Resolvendo o problema da Ferrovia Oeste Leste, o Porto Sul e também o trajeto anteriormente operado pela eh CFA, vão trazer novas condições para a Bahia se desenvolver”, completou.
Interiorização do gás natural
Gavazza explicou que a Bahia Gás está alinhada a esse movimento, com um plano arrojado de interiorização do gás natural. “Nós estamos mirando todos os espaços importantes da economia baiana que ainda não atendemos. Hoje são dois: a mineração e o agronegócio".
Sobre a mineração, ele detalhou: "Com a mineração, nós estamos fazendo o movimento principal que deverá ser concluído nos próximos anos. No início do ano que vem, a gente inaugura os dois primeiros trechos do gasoduto sudoeste”.
Para o agronegócio, Gavazza comentou:“Estamos com chamada pública aberta para a captação de propostas de produção de biometano, que é o gás natural se renovando”.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




