MONITORAMENTO
Marinha confirma ressurgimento de manchas de óleo no litoral da Bahia
Resíduos apareceram também em praias de Salvador no último final de semana
Por Da Redação
A Marinha do Brasil confirmou nesta terça-feira, 30, que resíduos oleosos voltaram a aparecer em localidades do litoral da Bahia. As manchas de óleo, que atingem o litoral desde 2019, foram encontradas novamente por banhistas.
>> Manchas de óleo no litoral preocupam população
A informação dos resíduos oleosos chegou a Marinha no dia 25 de agosto. Em seguida, equipes de militares foram deslocadas para as localidades, a fim de observar a extensão dos resíduos e coletar amostras para análise.
Foi observada presença de resíduos em trechos das praias das localidades, de Arembepe, Itacimirim, no litoral norte, e nas praias de Stella Mares e Piatã, em Salvador.
A Marinha ainda apontou que, embora a Capitania dos Portos da Bahia tenha sido informada da presença de resíduos em Itapoã, a equipe encaminhada ao local não localizou tais substâncias.
Além disso, resíduos semelhantes também apareceram ao sul do estado, nas praias da orla norte de Porto Seguro, em Arraial D’Ajuda e em Cumuruxatiba, onde também foram coletadas amostras, que serão encaminhadas para análise e emissão de laudos.
Flagras
No último final de semana, em Salvador, os fragmentos na areia e nas pedras foram registrados nas praias Pedra do Sal, Stella Maris, Jaguaribe, Pituaçu, Piatã, Farol de Itapuã e Flamengo.
Na semana passada, pequenos pedaços oleosos foram localizados em Porto Seguro e, há cerca de um mês, em São Francisco do Conde. Em fevereiro deste ano, apareceram em Cadeias.
Pescadores e outros moradores que frequentam as praias estão preocupados, pela lembrança do desastre ocorrido há três anos, quando todos estados do Nordeste e parte do Sudeste foram atingidos por placas de óleo durante vários meses.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes