SEGURANÇA PÚBLICA
Micareta de Feira contará com quase 10 mil profissionais da segurança
olução de contagem de público do Sistema de Reconhecimento Facial será empregada pela primeira vez na festa
Por Da Redação
Para garantir a tranquilidade dos foliões que curtirão a tradicional Micareta de Feira de Santana, entre os dias 18 a 21 de abril, a Secretaria da Segurança Pública empregará 9,5 mil policiais e bombeiros. Tecnologia de Reconhecimento Facial com solução de contagem de público também será utilizada, pela primeira vez, durante os quatro dias de festa. Mais de R$ 10,4 milhões foram direcionados para emprego de efetivo e tecnologia durante os quatro dias da micareta.
Tecnologia
Cinquenta e três câmeras de videomonitoramento, sendo 22 equipadas com tecnologia de Reconhecimento Facial, auxiliarão no policiamento ostensivo e preventivo do evento. Nos oito Portais de Abordagem, montados nos acessos ao circuito Maneca Ferreira, será empregado a solução de contagem de público capaz de captar faces que entrarem na área da festa, apenas uma vez, proporcionando um número exato de pessoas que acessaram a folia.
Dois Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) móveis também estarão estacionados em pontos estratégicos. Em campo, equipes equipadas com 330 Terminais Móveis de Comunicação com tecnologia LTE possibilitará uma transmissão, recepção e conteúdo em linha exclusiva para utilização da polícia.
Central de Inteligência
Também pela primeira vez na Micareta de Feira de Santana, um Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) reforçará ações integradas e de inteligência. O espaço foi montado nas proximidades do circuito e contará com profissionais da Superintendência de Inteligência da SSP, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e das Polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.
Estruturas policiais
Setenta e quatro postos policiais, sendo 45 elevados de observação, para abrigar equipes das policiais militar e Corpo de Bombeiros militar, foram montados em diversos pontos para garantir o atendimento à população e policiamento ostensivo em meio aos foliões.
O evento contará cinco Postos Integrados de Observação, Delegacias Especial de Atendimento à Mulher (Deam/ Servvir), Especial de Área (DEA), do Adolescente Infrator (DAI), Central de Flagrantes e Postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger), além dos Postos de Comando de Tropa da Polícia Militar, de Comando Estratégico, de Comando para o Corpo de Bombeiros Militar e Administrativos.
Segundo ano na folia
Pelo segundo ano consecutivo, a pasta montará no circuito um Posto Integrado de Prevenção à Violência (PIPREV) para realizar acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, crianças, idosos, vítimas de violência de gênero e LGBTQIAPN+fobia.
Os profissionais do Posto também realizarão campanhas de conscientização e prevenção no circuito. O espaço contará com a presença de equipes da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Ouvidoria Geral da SSP
O Projeto Ouvidoria Itinerante também estará presente na folia. Com um veículo adaptado para recepcionar os ouvidores, o setor levará ao circuito pesquisas sobre a atuação policial ao longo da festa e a aferição da percepção de segurança.
Corregedoria Geral
A Corregedoria Geral da SSP manterá uma equipe na sede realizando o monitoramento de mídias sociais para verificar possíveis denúncias. Uma equipe de pronto-emprego com integrantes das forças também poderá ser acionada.
Superintendências
Equipes das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional, de Gestão Integrada da Ação Policial, de Telecomunicações e da Diretoria Geral da pasta manterão equipes de prontidão.
Polícia Militar
A Polícia Militar empregará tropa com apoio de viaturas de duas e quatro rodas, aeronave, drone, ônibus, bases móveis, cavalos e cães. Além de policiar o circuito, a corporação será responsável por ações na estação rodoviária e de transbordo central, acessos ao local da festa, barracas, praças de alimentação, camarotes e áreas de banheiros.
Polícia Civil
Além dos postos policiais para recepção de ocorrências, a Polícia Civil contará com um Posto de Observação equipado com Painel de Monitoramento em tempo real dos registros.
O agente de campo Sinesp, tecnologia que permite a verificação do andamento das ocorrências, também estará na folia. Entre os foliões na pista e nos camarotes, policiais velados e infiltrados estarão atentos a delitos cometidos, possibilitando o alcance rápido dos infratores. Haverá ações nas áreas de acesso ao evento. A Polícia Civil também levará para a área da festa a campanha Guardiões da Infância para conscientizar a população e coibir crimes contra crianças.
Corpo de Bombeiros
O Comando de Bombeiros Militar da Região Leste também empregará equipes de busca e salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Equipes estarão espalhadas em Postos Elevados de Observação para atendimento de vítimas de mal súbito e acidentes. A população poderá solicitar mais de cinco mil pulseiras de identificação infantil para garantir a localização dos pequenos.
Polícia Técnica
Durante a Micareta, a equipe da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica do DPT realizará exames periciais de lesão corporal, constatação e drogas de abuso e identificação de custodiados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes