Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

CATEGORIA DIAMANTE

MP da Bahia alcança nota máxima em ranking de transparência

No total, apenas 239 portais alcançaram nota máxima, como o MP baiano, e conquistaram a categoria diamante

Da Redação
Por Da Redação
O estudo foi realizado em 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, MPs e Defensorias Públicas, das três esferas de governo
O estudo foi realizado em 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, MPs e Defensorias Públicas, das três esferas de governo - Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) alcançou a nota máxima no ranking de transparência estabelecido por meio de pesquisa realizada pelos Tribunais de Contas (TCs), divulgada na segunda-feira, 13, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O estudo foi realizado em 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, MPs e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da administração indireta federal.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

No total, apenas 239 portais alcançaram nota máxima, como o MP baiano, e conquistaram a categoria diamante.

O dado indica que o índice de transparência dos portais públicos no Brasil é de 57,92%, considerado intermediário segundo o levantamento.

O MP da Bahia registrou um índice de 96,93%, o que, segundo a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, demonstra “o compromisso do MP baiano em desenvolver e aprimorar mecanismos que permitam à população acessar informação sobre nossa atuação de forma cada vez mais fácil e transparente”.

Para o superintendente de Gestão Administrativa do MPBA, André Ribeiro, o resultado é fruto de um trabalho coordenado pela Superintendência, através da Assessoria Administrativa e Gestão da Informação (AAGI), e executado pelas unidades responsáveis pelas informações, que buscam alcançar o máximo de atendimento aos requisitos exigidos.

A pesquisa, promovida pela Atricon, já está na segunda edição. O levantamento foi realizado por equipes dos 33 Tribunais de Contas e possui informações dos controles internos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.

No estudo, os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. O documento teve seus critérios de avaliação redesenhados, passando a incluir mais temas, como o atendimento a regras da Lei Geral de Proteção de Dados, do Código Tributário Nacional quanto a renúncias fiscais, da Lei do Governo Digital, da Nova Lei de Licitações, entre outros.

Além disso, foram ampliados os itens de análise estabelecidos de acordo com a atividade-fim de cada instituição submetida a exame, com o objetivo de despertar o interesse do cidadão e ampliar a utilidade dos dados disponibilizados pelo Poder Público.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

atricon LeiGeraldeProteçãodeDados. MP-BA MPBaiano ranking transparência

Relacionadas

Mais lidas