BAHIA
Nova edição do Entead congrega centenas de servidores técnicos administrativos
A quinta edição do evento atende demanda do corpo técnico da universidade
Por Da Redação
Oito anos depois da última edição, o Encontro dos Técnicos Administrativos (Entead) da UNEB volta a acontecer.
Organizado pela Reitoria, por meio das pró-reitorias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) e de Administração (Proad), o V Entead está reunindo centenas de servidores técnicos e analistas universitários, lotados em todos os campi e unidades da universidade, no Grand Hotel Stella Mares, em Salvador, a partir de hoje (31) até o próximo sábado (2).
A quinta edição do evento atende demanda do corpo técnico da universidade, contando com o apoio e suporte de vários setores da administração central e dos departamentos da instituição. A diversificada programação está sendo transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube.
Na abertura do encontro, que teve como mestra de cerimônias a jornalista Naiara Oliveira, nesta quinta-feira à tarde, a mesa solene foi composta pela reitora Adriana Marmori, a vice-reitora Dayse Lago, o assessor da Secretaria estadual da Educação (SEC) Manoel Calazans – que representou o governo estadual –, os pró-reitores Rosângela Matos (PGDP) e João Rocha (Proad), a coordenadora da comissão organizadora do Entead, Daniela Ferreira, os representantes do Sintest (sindicato dos técnicos administrativos), Kleber Silva, e do Fórum de Diretores e Diretoras de Departamento, Vinicius Santos, e a deputada estadual Olívia Santana. Na ala de honra estiveram outros pró-reitores e gestores da administração central e servidores integrantes da comissão organizadora do evento no diversos campi.
“O Entead nasceu em 2008, por orientação do saudoso reitor (Lourisvaldo) Valentim, o primeiro grande evento da universidade feito pelos técnicos, com os técnicos e para os técnicos. Tivemos depois as edições em 2010, 2012 e 2016. E, numa interrupção de oito anos, chegamos aqui no quinto encontro, com o mesmo paradigma da primeiro edição: não ser só um encontro de congraçamento, mas um evento também acadêmico, de qualificação, de planejamento das políticas voltadas para as demandas dos nossos técnicos e técnicas, um momento muito significativo para a vida profissional e pessoal de cada uma e de cada um de vocês”, destacou Adriana Marmori.
A reitora salientou a relevância do corpo técnico na gestão universitária. “É preciso viver a universidade para compreendê-la, para defendê-la e orgulhar-se dela. E vocês, ao longo dos 41 anos da história da UNEB, são as pessoas que com mais intensidade têm demonstrado esse vinculo de afeto e amor por nossa instituição. Sem vocês, não conseguiríamos fazer tudo o que fizemos na nossa gestão nos últimos anos: o recredenciamento da universidade, concursos públicos para docentes e técnicos, ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, implantação de inúmeros programas para estudantes, de permanência, de ações afirmativas, de pesquisa e pós-graduação, de extensão, enfim, tudo o que fazemos na UNEB é porque contamos com vocês, técnicas e técnicos”, reiterou Adriana Marmori, já assumindo “o compromisso de dar seguimento às sugestões ricas que vão emergir dos grupos de trabalho e desse coletivo aqui”.
Ao parabenizar a comissão organizadora pelo trabalho e mobilização e agradecer aos diretores de departamento e equipe da gestão central pelo apoio e suporte, a reitora concluiu: “De mãos dadas com todas e todos vocês, estamos construindo não apenas o futuro da UNEB mas o futuro da Bahia e do Brasil”.
A vice-reitora Dayse Lago também expressou sua gratidão aos servidores por “construírem conosco a universidade de toda a Bahia“.
“Estamos encerrando hoje um mês memorável para os técnicos e técnicas: tivemos a realização inicial do Congresso Estatuinte, que vai atualizar o Estatuto da UNEB com mudanças favoráveis ao segmento; aprovamos no Consu (Conselho Universitário) regulamentos que garantem a participação de servidores em projetos acadêmicos; e agora o Entead”, lembrou a vice-reitora.
Para o assessor da SEC Manoel Calazans, “não conseguiríamos fazer o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade sem o trabalho de vocês, técnicos administrativos. “Trago aqui o abraço afetuoso do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Rowenna Brito (SEC), que manifestam um enorme orgulho de a UNEB ser essa instituição tão importante para a Bahia“, disse o assessor.
“A Bahia precisa da UNEB e a UNEB precisa de vocês”
Em sua saudação na solenidade de abertura do V Entead, a coordenadora da comissão de organização, Daniela Ferreira, agradeceu à Reitoria por “oportunizar o protagonismo dos técnicos administrativos“.
“Reconhecemos todo o cuidado, valorização e inclusão dessa gestão da UNEB com os servidores e servidoras, em especial dos campi do interior”, assinalou Daniela Ferreira, aproveitando para pedir que “o Entead retorne à proposta original do evento, de ser realizado a cada dois anos”.
A pró-reitora Rosângela Matos (PGDP) saudou todas as categorias de técnicos da universidade: de nível de apoio, técnicos universitários, analistas universitários, de cargos comissionados e contratados por Reda (Regime Especial de Direito Administrativo). “Este encontro é dedicado mentalmente e afetivamente a cada uma e cada um de vocês”, reforçou a pró-reitora.
“Eu tive a oportunidade de participar dos quatro Enteads anteriores, como convidado, e foi muito bom. Nesta quinta edição, participo na condição de pró-reitor de Administração, e está sendo melhor ainda“, revelou João Rocha (Proad).
Destacando “o orgulho que tenho desse projeto de universidade que essas duas mulheres – a reitora e a vice-reitora – estão fazendo, de inclusão de todos e todas”, a deputada estadual Olívia Santana frisou que os servidores técnicos administrativos são “indispensáveis ao projeto de uma universidade pública”. “A Bahia precisa da UNEB e a UNEB precisa de vocês“, reforçou a parlamentar.
Segundo Kleber Silva, representante do Sintest, “este é um encontro feito por nós para nós, técnicos administrativos, por isso desejamos que todos aproveitem ao máximo o Entead, cuja programação fizemos com muito carinho”.
Também o representante do Fórum de Diretores e Diretoras, Vinicius Santos, desejou que o evento “seja excelente, movido por afetos e abraços”. “Em cada espaço dessa universidade, vocês, servidores e servidoras, gestam vida, vocês são ânimo e coragem. Obrigado pelos risos, pelos abraços, pelo apoio”, disse o Vinicius Santos.
Antes dos pronunciamentos da mesa, houve apresentações artísticas, a exemplo da banda da Escola Olodum.
Encerrando a programação do primeiro dia do V Entead, os gestores, técnicos administrativos e convidados assistiram à conferência “Que emoção move sua vida?“, proferida pelo neurocientista e psicoterapeuta Jailson Pinheiro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes