Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

TRAJETÓRIA

O papel de Jacob Lauck na emancipação de Luís Eduardo Magalhães

Com antigo nome, Mimoso do Oeste se consolidou como 5ª maior economia da Bahia

Rodrigo Tardio
Por
Trajetória de Jacob Lauck confunde-se com próprio desenho de expansão da cidade.
Trajetória de Jacob Lauck confunde-se com próprio desenho de expansão da cidade.

A história de Luís Eduardo Magalhães (LEM), oeste da Bahia, é um dos capítulos mais dinâmicos do urbanismo e do agronegócio brasileiro.

Localizado no Extremo Oeste baiano, o município — que se emancipou de Barreiras em 30 de março de 2000 — saltou de um pacato entroncamento rodoviário conhecido como Mimoso do Oeste para consolidar-se como a 5ª maior economia da Bahia.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

No cerne dessa metamorfose, a trajetória do produtor rural e empreendedor imobiliário Jacob Lauck confunde-se com o próprio desenho de expansão da cidade.

Pioneirismo

Quando Jacob Lauck desembarcou na região em 25 de julho de 1984, acompanhado dos pais e sete irmãos, o cenário era dominado pela vegetação nativa do Cerrado e por uma infraestrutura quase nula.

O então "Loteamento Rancho Grande" resumia-se a um posto de combustível à beira da BR-020, uma pensão para caminhoneiros e poucas casas ao redor.

Piloto agrícola de formação, Lauck utilizava as próprias ruas de terra batida do incipiente povoado como pista de pouso para cruzar e desbravar as fazendas da região.

Leia Também:

PORTAL MUNICÍPIOS

Do Cacau ao Chocolate Premium: Itabuna atrai indústrias e marcas de alto valor
Do Cacau ao Chocolate Premium: Itabuna atrai indústrias e marcas de alto valor imagem

CRESCIMENTO

Como Luís Eduardo Magalhães virou a "capital do agro" no Brasil
Como Luís Eduardo Magalhães virou a "capital do agro" no Brasil imagem

EXPANSÃO

Bahia Farm Show amplia estrutura e projeta recordes para 2026
Bahia Farm Show amplia estrutura e projeta recordes para 2026 imagem

Relatos históricos apontam que sua aeronave frequentemente pernoitava no exato quadrante central onde hoje funciona a agência do Banco do Brasil. Sob o selo do Grupo Paraíso, a família deu início à abertura de áreas agrícolas em São Desidério e Barreiras, além de estruturar os primeiros estabelecimentos comerciais que abasteceriam a futura cidade.

Do loteamento ao planejamento urbano

Diferente de polos que contaram com forte planejamento estatal prévio, a ocupação urbana de Luís Eduardo Magalhães foi fortemente impulsionada pela iniciativa privada e por produtores que enxergaram o potencial imobiliário atrelado ao boom da soja, do algodão e do milho.

À medida que novas empresas de beneficiamento e insumos agrícolas chegavam — atraídas pelo potencial da fronteira do MATOPIBA —, Jacob Lauck liderou a transição da atividade exclusivamente rural para o desenvolvimento urbano.

Através da fundação da Paraíso Empreendimentos Imobiliários, adquiriu terras estratégicas situadas entre a BR-020 e o Rio das Pedras. O principal marco dessa iniciativa foi o desenho e a consolidação do Jardim Paraíso, projetado para se tornar o vetor de alta valorização e o bairro nobre do município.

Mais tarde, a experiência prática na ocupação do solo levou Lauck a ocupar o cargo de Secretário de Planejamento de Luís Eduardo Magalhães, período no qual buscou ordenar o crescimento de uma cidade cuja expansão habitacional e demográfica rotineiramente superava os índices nacionais.

Estatísticas de crescimento

Avaliado em mais de R$ 6,2 bilhões, figurando como o maior exportador do estado da Bahia em volume de participação (superando 16%).

O município abriga hoje dezenas de loteamentos que cobrem o perímetro urbano, impulsionados pela dinâmica comercial de pagamentos anuais atrelados ao calendário das safras.

Consolidação no cenário Imobiliário

O impacto de sua atuação reverbera até os dias atuais. Em reconhecimento às mais de quatro décadas de contribuição ao desenvolvimento do município e à estruturação do mercado imobiliário do Oeste da Bahia, Jacob Lauck foi condecorado com o Título de Cidadão Luiseduardense pela Câmara de Vereadores.

Além disso, a liderança histórica na transformação de fazendas em bairros planejados o levou a ser homenageado como paraninfo da turma de novos corretores do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-BA) no início de 2026.

A expansão de Luís Eduardo Magalhães permanece acelerada, sustentada pelos recordes de produtividade no campo, pelas feiras de negócios como a Bahia Farm Show e por um mercado imobiliário que nasceu da visão de pioneiros que, como Lauck, olharam para as margens poeirentas da rodovia e projetaram uma metrópole do agronegócio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Desenvolvimento Imobiliário História do Oeste Baiano Jacob Lauck Luís Eduardo Magalhães

Relacionadas

Mais lidas