Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/07/2023 às 0:30 - há XX semanas | Autor: Miriam Hermes

INVERNO

Onda de frio chega a diversas regiões da Bahia e deve se intensificar

Em Piatã, a mínima hoje deve ser 12 graus Celsius (ºC); em Vitória da Conquista, a previsão é de 8 ºC

Em Vitória da Conquista, um dos municípios  mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais
Em Vitória da Conquista, um dos municípios mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais -

Em Piatã, 562 km de Salvador, município mais alto da Bahia, situado na Chapada Diamantina, a mínima prevista para esta terça-feira é de 12 graus celsius (ºC), mas na quinta-feira, 6, a mínima pode chegar a 9ºC de temperatura mínima e 17ºC de máxima, conforme o Instituto Climatempo.

Na semana passada o mínimo registrado por lá foi de 6 ºC para alegria de quem gosta de frio e terror de quem prefere o calor. A onda de frio intenso atinge diversas regiões da Bahia e deve se intensificar nos próximos dias, com nova chegada de massa de ar gelado, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.

Outro município entre os mais frios do estado, Vitória da Conquista, 520 km de Salvador, deve marcar hoje 8 ºC de mínima e 17 ºC de máxima, de acordo com tabela da previsão do tempo do Departamento de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Inverno

No entanto, de acordo com a meteorologista do Inema, Shirley Souza, não ocorre anormalidade com o clima neste sentido, “considerando que estamos no inverno e nestas regiões os habitantes já convivem com temperaturas mais baixas nesta época do ano”. Ela chamou a atenção para a variação térmica registrada em algumas regiões e pontuou ainda que quanto mais próximo do mar, a variação é menor.

“Na medida que avançamos pelo continente a amplitude térmica vai se acentuando”, disse, exemplificando que em Salvador a variação média do mês de julho entre mínima e máxima é de 4,8ºC, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na região Oeste, no outro extremo da Bahia, a variação média é 19 ºC em Santa Rita de Cassia e de 17,5 ºC em Barreiras, onde a previsão para hoje é mínima de 14 ºC e máxima de 33 ºC, enquanto que em Côcos, também no Oeste, a mínima prevista é de 11 ºC e máxima de 29 ºC.

Na região, além da amplitude térmica, a população enfrenta o período de seca com baixa umidade do ar. Hoje a previsão para Barreiras é que a umidade mínima chegue a 24% e em Côcos em 26%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade relativa do ar entre 20% e 30% já exige atenção por parte da população.

“É difícil conviver com a diferença de temperatura e clima seco. Embora já esteja acostumada, porque todo ano é assim. Inclusive ainda vai piorar muito a umidade do ar nos próximos meses, entre agosto e setembro”, afirmou a administradora, Ana Portilla.

Ela destacou que pela manhã “preciso empacotar as crianças com agasalhos para irem na escola. Meio dia já está o maior calor e no final da tarde já começa esfriar de novo. Sem contar que no período mais quente a umidade fica muito baixa, ressecando a pele e as mucosas, que chegam a sangrar, se não cuidamos direito”, enfatizou.

A previsão é que nos próximos dias da semana o frio pode ficar mais intenso nas localidades que tem maior altitude, segundo os institutos que atuam na área. Mas a onda deve perder intensidade novamente a partir do final de semana.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em Vitória da Conquista, um dos municípios  mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais
Play

Empresário é condenado após incendiar homem em situação de rua na BA

Em Vitória da Conquista, um dos municípios  mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais
Play

Funcionário esfaqueia colegas durante horário de almoço em Jequié

Em Vitória da Conquista, um dos municípios  mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais
Play

Especialista em explosivos de 'duas identidades' é ligado ao CV; veja

Em Vitória da Conquista, um dos municípios  mais frios do estado, a temperatura deve cair ainda mais
Play

Polícia Civil descobre 'bunker' do BDM em Lauro de Freitas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA