OPERAÇÃO JURAMENTO DE HIPÓCRATES
Operação desarticula esquema de fraudes envolvendo plano de saúde
Mandados de apreensão foram cumpridos em Salvador, Vitória da Conquista e Condeúba
Por Redação
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais de quatro investigados em Salvador, Vitória da Conquista e Condeúba, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes relacionadas a pedidos de reembolso de serviços laboratoriais e consultas médicas apresentados a uma operadora de saúde. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 10, e faz parte da 'Operação Juramento de Hipócrates', deflagrada pelo Ministério Público da Bahia.
Durante a ação, foram apreendidos documentos, computadores, agendas, contratos, notas fiscais, comprovantes bancários e dispositivos eletrônicos que possam conter provas dos crimes. Os alvos são investigados pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.
Leia mais
>> Mulher é presa com drogas em mala na rodoviária de Itabuna
>> Grupo empresarial é alvo de operação por sonegação de R$ 8 milhões
>> Celulares e drogas são apreendidos no Conjunto Penal de Paulo Afonso
De acordo com a denúncia, os pedidos de reembolso eram acompanhados de notas fiscais emitidas por uma empresa fictícia. Os comprovantes bancários apresentados também não correspondiam às transações realizadas, indicando a utilização de documentos falsos. Além disso, as requisições médicas para exames e consultas apresentavam informações incompatíveis com a realidade dos segurados, a exemplo de relatórios que indicavam condições médicas como sobrepeso e sedentarismo que não correspondiam à realidade dos pacientes.
Os pedidos de reembolso têm previsão contratual e ocorrem quando os segurados optam por realizar consultas e exames médicos com profissionais e clínicas que não integram a rede credenciada da operadora de saúde. Segundo as investigações, reembolsos fraudados ocorreram entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023.
As investigações tiveram início em maio de 2023, após uma denúncia apresentada pela operadora, que identificou irregularidades nos pedidos de reembolso feitos por segurados do plano.
A operação foi deflagrada pela 4ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp) e da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário do Sudoeste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes