BAHIA
Pagou IPVA a mais? Saiba como recuperar o dinheiro
Solicitação de restituição evita, ainda, que o contribuinte tenha prejuízos financeiros
Quem pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a mais ou indevidamente já pode solicitar a restituição do valor sem sair de casa.
O serviço está disponível no portal ba.gov.br, plataforma digital do Governo da Bahia que serve como porta de entrada para o acesso a diversos serviços e informações oferecidos pela administração pública estadual.
Outra situação na qual é possível solicitar a restituição de IPVA é quando ocorre baixa do veículo por sucateamento ou perda total, por exemplo. Nesses casos, o proprietário pode reaver o valor do IPVA proporcional ao período não utilizado.
A solicitação de restituição evita, ainda, que o contribuinte tenha prejuízos financeiros decorrentes de pagamentos indevidos, especialmente em casos de erro no cálculo ou recolhimento do imposto.
Como acessar
Para acessar o novo serviço, é preciso entrar no portal ba.gov.br e fazer a autenticação por meio do CPF ou e-mail e da senha. Também é possível fazer a autenticação com a conta gov.br, do Governo Federal.
Em seguida, basta pesquisar por "Solicitar Restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA” e pressionar o botão “Solicitar” após a leitura atenta da Carta de Serviços.
A restituição deve ser solicitada como Requerente, Procurador ou Procurador (PJ), de acordo com a situação, preenchendo os dados do requerimento. Por fim, basta confirmar os dados e registrar a solicitação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro