POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação contra crimes virtuais e pedofilia
A operação ocorreu em cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal
Por Redação
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira, 29, a Operação Nix, que mira uma organização criminosa responsável por crimes como pedofilia, estupros virtuais e indução à automutilação. A ação resultou na apreensão de quatro adolescentes e na prisão temporária de dois adultos.
A operação ocorreu em cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de apreensão contra menores e dez de busca e apreensão.
Entre os envolvidos, um adolescente apontado como líder do grupo foi apreendido em Descalvado, no interior de São Paulo. Outro adolescente, também líder, foi apreendido em Pernambuco, onde o pai dele também foi preso por utilizar suas contas bancárias para movimentar dinheiro da venda de pornografia infantil. Os demais adolescentes apreendidos residem em Minas Gerais e no Distrito Federal.
Leia também:
>> Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro
>> Possível sequestro é registrado nas proximidades da BR-324
>> Traficante do BDM morre em confronto com a PM no Bairro da PAZ
A investigação revelou que o grupo era responsável por divulgar conteúdo sexual envolvendo menores de idade e induzir automutilação e suicídio, além de planejar ataques a escolas.
A Operação Nix foi a primeira ação do Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), criado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e oficializado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. O núcleo reúne integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica e tem como objetivo monitorar redes sociais, fóruns e plataformas digitais, como Telegram e Discord, para identificar e desarticular criminosos que atuam no ambiente virtual.
Com essa ação, as autoridades reforçam o combate ao crime organizado no ambiente digital, protegendo crianças e adolescentes de crimes graves e prevenindo episódios de violência em escolas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes