SOCIAL
Programa da VSBA incentiva crianças à cultura de paz na sociedade
O 'Mais Infância' vai beneficiar 120 instituições comunitárias em toda a Bahia e a atenderá 15 mil crianças
Por Da Redação
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), entidade privada que, através da assistência, assegura direito de cidadania no Estado, lança o Programa Mais Infância, com objetivo de atender e acolher crianças através de educação formal e contexto lúdico para formar cultura de paz na sociedade.
O projeto, dedicado exclusivamente a crianças vulneráveis, como aquelas que convivem com HIV, vai auxiliar 120 instituições comunitárias em toda a Bahia e atenderá cerca de 15 mil crianças.
“Cuidar dessa primeira infância é fundamental, porque não há como recuperar o que se perdeu, seja em termos de educação, sentidos ou socialização. As consequências do que ocorre nessa fase da vida surgem na vida adulta”, explica o coordenador do Programa Mais Infância, das VSBA, Manoel Calazans.
Calazans destaca ainda que os educadores do programa passam por formação continuada para a atuação no programa, que tem registrado crescimento na aceitação entre os profissionais da área. “Essa adesão é o nosso maior termômetro”, ressalta. “Temos, por exemplo, formações mensais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a casa está sempre cheia.”
Para Conceição Macedo, fundadora da Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo (IBCM), a atuação da equipe das Voluntárias e do Mais Infância, é extremamente importante e vai além da teoria.
“É colchão, é alimento, é cobertor… Na verdade, sempre que busco alguma ajuda, eu consigo com a equipe das Voluntárias e do Mais Infância. Eles nunca colocam qualquer dificuldade ao nos ajudar”
A educadora destaca ainda que sempre seguiu de perto o Programa Mais Infância. “Desde que o criaram, sou frequentadora”, conta. “Quando fui pela primeira vez, gostei muito, aprendi muito, meu conhecimento foi enriquecido de inúmeras formas.”
VSBA
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) é uma organização não-governamental que presta serviços de assistência social focados no direito de cidadania, um serviço obrigatório e que é de responsabilidade do Estado, como aponta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A organização existe desde 1960 e, apesar de ter relação com o governo do Estado, é uma ONG independente que, para além das ações contínuas dedicadas às crianças, é acionada em períodos de catástrofes e situações que precisam de assistência e acolhimento. E sempre é presidida pela primeira-dama do Estado.
Entre as ações das VSBA, a mais recente foi o “Outubro Solidário”, projeto de arrecadação de brinquedos, alimentos, roupas infantis, fraldas descartáveis e materiais de higiene pessoal com pontos de coleta espalhados pela cidade, e que ganhou um importante e forte reforço no final da campanha, com a dupla BaVi colocando pontos de coleta em seus jogos.
“Estamos muito felizes com essas duas importantes contribuições ao nosso Outubro Solidário”, afirma a professora, primeira-dama e presidenta das VSBA, Tatiana Velloso. “Meu agradecimento especial à Federação Bahiana de Futebol e aos clubes Bahia e Vitória pela parceria. Sem dúvida, será de grande valia para a nossa campanha.”
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes