BALANÇO
Quase 50 líderes de facções foram localizados em 2024, aponta SSP
Ao todo, os primeiros cinco meses de 2024 contabilizou 7.749 prisões
Por Alex Torres
Quase 50 líderes de facções criminosas foram localizados nos primeiros cinco meses deste ano de 2024. Os índices criminais do período de janeiro a maio foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
De acordo com o levantamento, foram 47 chefes de organizações criminosas encontrados pelas equipes policiais. Deste total, 11 eram integrantes do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
>> Bahia registra mês com menor número de mortes violentas em 12 anos
Os líderes foram localizados em torno de 14 operações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária (PR).
As operações deflagradas foram labirinto; Caminhos Seguros; Proteger; Simulattum; Sub Lege; Vale do São Francisco; Hégira; Premium Mandatum; SAC; Jogo Sujo e Reciclagem; Rota Contida; Euterpe (músico Camaçari); Força Total; e Duplo X. Nestas operações, foram localizados 108 criminosos.
Ao todo, os primeiros cinco meses de 2024 contabilizou 7.749 prisões. O número corresponde a um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando houveram 7.482 ocorrências do tipo.
Reconhecimento facial
A ferramenta de reconhecimento facial da SSP também teve importante destaque no mês de maio, tendo 55 prisões em decorrência da tecnologia, com uma média equivalente a 2 prisões por dia.
Segundo dados obtidos via Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), o reconhecimento facial já foi responsável por 1.621 prisões desde a implantação tecnologia, em dezembro de 2018.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes