Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Representantes celebram talentos na premiação Jovem Jornalista 2025

Tema desta edição, “SOS: se a terra gritasse, o que ela diria?”, guiou os trabalhos enviados por 12 finalistas

Isabela Cardoso e Cássio Moreira

Por Isabela Cardoso e Cássio Moreira

18/11/2025 - 19:37 h
Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras
Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras -

A cerimônia de premiação do Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2025 reuniu estudantes, educadores e autoridades na noite desta terça-feira, 18, no Sesc Casa do Comércio, em Salvador. Realizado pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, o evento celebra produções que destacaram criatividade, sensibilidade ambiental e olhar crítico sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano.

O tema desta edição, “SOS: se a terra gritasse, o que ela diria?”, guiou os trabalhos enviados por 12 finalistas de diferentes regiões da Bahia. Os estudantes disputaram quatro categorias: Tirinhas, Videorreportagem, Artigo de Opinião e Crônica (EJA), acompanhados por seus professores-orientadores.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Autoridades destacam papel da educação, juventude e jornalismo

Representantes do setor público e privado reforçaram, durante a premiação, a importância de iniciativas que fortalecem a educação e estimulam o protagonismo juvenil.

Luiz Gavazza, presidente da Bahiagás
Luiz Gavazza, presidente da Bahiagás | Foto: .José Simões / Ag. A TARDE

Em entrevista ao Portal A TARDE, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, ressaltou a relevância do incentivo à leitura e à escrita para as novas gerações.

"Você vai estimular os jovens a escrever, a ler nas esntrelinhas, a produzir culturalmente. As mídias sociais nos trouxeram para o mundo novo mas, às vezes, com a sua agilidade, com aquele negócio de mandar pequenas mensagens, cifradas, com diminutivos, você vai pondo para traz a leitura, a escrita. A gente sabe que isso é muito importante para o jovem. O jovem que nasce valorizando a leitura, o conhecimento, vai criando em torno de si um olhar mais amplo para ver as coisas mais importantes da sociedade", disse Gavazza.

Leia Também:

A Petrobras, uma das patrocinadoras do projeto, destacou a conexão entre formação, desenvolvimento e futuro. "Esse prêmio faz parte do nosso desafio que é impulsionar o desenvolvimento social. Nós estamos presentes em todas as regiões do Brasil e, para a Petrobras, é importante estar em cada região podendo promover esse desenvolvimento. Quando você junta juventude e jornalismo, é a combinação perfeita", disse Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras.

Para Walter Tannus, presidente do Sindcombustíveis, o concurso reforça a importância de valorizar novos talentos. "Para o nosso segmento de setor de combustíveis é uma honra, poder participar de um evento desse, principalmente no reconhecimento e construção de novos jovens que amanhã ou depois estarão disputando, nacionalmente, não só no estado, como jornalistas".

Walter Tannus, presidente do sindicombustiveis
Walter Tannus, presidente do sindicombustiveis | Foto: .José Simões / Ag. A TARDE

O diretor do Sesi, Armando Neto, também pontuou o impacto positivo da iniciativa. ""Uma iniciativa muito bem-vinda, qualquer estímulo a educação é muito bom para nosso estado e para nossos jovens. É uma ação que estimula a leitura, a redação, estimula a reflexão de um tema como a questão ambiental".

Representando a Acelen, Bernardo Araújo reforçou o compromisso social da empresa. "Esse evento tem uma importancia muito grande para gente, porque ele trabalha com o pilar que, para nós, é muito caro, que é o pilar da educação. Desde a nossa chegada, há quatro anos, a gente ja investiu mais de R$ 25 milhões em projetos sociais, ambientais e de educação".

Concurso Cultural Jovem Jornalista

O Concurso Cultural Jovem Jornalista 2025 contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Autoridade Portuária Federal da Bahia (Codeba), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A iniciativa teve o patrocínio da Petrobras, Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Acelen, SESI, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Neoenergia Coelba, Unipar, Bahiagás, Bracell e Braskem.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Concurso Cultural Jovem Jornalista Concurso Cultural Jovem Jornalista 2025 Jovem Jornalista

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras
Play

Caminhão tomba em Dias d’Ávila e carga é saqueada pela população

Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras
Play

Polícia mira grupo criminoso especializado em roubo de caminhões

Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras
Play

Drogas com a imagem de entidade religiosa são apreendidas na Bahia

Talita Toledo, gerente de imprensa regional da Petrobras
Play

Ministra revela plano para combater invasão de terras na Bahia

x