Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EVENTO POLÊMICO

Revolta em Catu: prefeitura exibe filme com sexo em evento Infantil

Filme tinha insinuações sexuais e masturbação, gerando protestos de pais e responsáveis

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

19/09/2025 - 21:17 h | Atualizada em 19/09/2025 - 21:34
Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam
Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam -

O que deveria ter sido um momento de aprendizado, acolhimento e inclusão, terminou em indignação e revolta para dezenas de pais e mães da cidade de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que participavam com seus filhos de um evento realizado, nessa quinta-feira, 18, no Centro Multicultural da cidade, na Rua Geonísio Barroso, no bairro Aruanha.

O encontro, que era voltado ao público infantil com deficiências, foi promovido pela Prefeitura de Catu, através dos Departamentos de Cultura e de Desenvolvimento Social, o acabou exibindo um filme com classificação indicativa para 16 anos, mesmo com a presença de crianças pequenas, muitas com condições como autismo e outras deficiências. A obra em questão é 'Kasa Branca' - um drama/ ficção psicológica brasileiro que aborda temas como identidade, trauma, sexualidade e relações humanas.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A exibição do filme aconteceu depois de uma palestra sobre inclusão, a ação em alusão a campanha Setembro Verde - dedicada à visibilidade da pessoa com deficiência. O que ninguém esperava era que, após um momento educativo, as famílias seriam surpreendidas com cenas consideradas inadequadas para o público presente, incluindo insinuações sexuais, nudez, beijos entre adultos e até masturbação explícita, conforme relataram pais indignados.

"A palestra foi muito boa, muito conhecimento. E no fim passaria um filme. Falei tudo bem, vamos, vai ser legal. Mas, vocês não sabem o que aconteceu. O filme é horrível, estou indignada. Não só eu, mas muitas mães também. O filme é Kasa Branca. Sabe oq tem na cena do filme? Tem um rapaz colocando a mão dentro da roupa fazendo masturbação. Mais para frente tinha um pessoal dentro de um tanque [dois homens e uma moça], eles começaram a se beijar. Homem com homem, a mulher. Quando aquilo tudo começou, peguei minha filha e saí", explicou, revoltada, a vendedora Flávia Santana Gonzaga, 35 anos, mãe de uma menina autista, de 13 anos.

Segundo Flávia, o convite informava que o filme não era recomendado para menores de 10 anos, o que já gerava certa dúvida, mas muitos responsáveis, confiando na proposta educativa do evento, decidiram comparecer. Cerca de 40 pais estavam com seus filhos no evento.

"Minha menina é autista, ela tem crises epiléticas. Então, assim, ela não tem acesso a esse tipo de conteúdo, não. Até porque na minha casa não tem. E aí a gente sai de lá chocada. Eu saí chocada!! A minha menina não viu tanta coisa, na hora a gente saiu", desabafou a mãe.

Pais deixaram a sala em protesto

Flávia relembra que o momento de maior tensão aconteceu quando, as cenas explícitas começaram a ser exibidas, gerando revolta imediata. Diversas famílias se levantaram em protesto, deixando o auditório. “O pessoal [da prefeitura] acelerou o filme, quando viu todo mundo se levantando. Quando começou essa cena, eles tentaram acelerar o filme", relatou.

Ainda de acordo com ela, apesar da revolta dos pais, somente no final da tarde dessa sexta-feira, 19, a Prefeitura se pronunciou por meio de nota. "Agora, no fim da tarde, que eles liberaram a nota pedindo desculpas. Mas, ontem não. Eles vieram já agora, acho que umas três para quatro horas que eles emitiram a nota", disse a mãe.

Repercussão nas redes sociais

A vendedora acredita que a prefeitura só veio a público pedir desculpas após o caso repercutir no Instagram e em grupos de WhatsApp. Flávia gravou alguns vídeos denunciando a situação e postou em suas redes sociais.

Além dela, o comunicador Geovane Souza, mais conhecido na cidade como Fala Geovane, também usou a internet para relatar o ocorrido. "Se você quiser levar seus filhos para assistir um filme no cinema de Catu, aí vocês levam para eles assistirem isso aí. Olha o que está passando no cinema de Catu. Chamo atenção aqui. Filme pornô passando pela Prefeitura de Catu?Isso é uma vergonha!", bradou o rapaz.

A Prefeitura de Catu

O órgão municipal Catu divulgou uma nota oficial no fim da tarde dessa sexta-feira, 19, classificando o episódio como uma "falha técnica" e afirmando que o erro foi na indicação etária do filme. O pronunciamento foi postado nas redes socais da entidade.

Em nota, a prefeitura informou que a exibição do filme não passou de 'erro técnico'
Em nota, a prefeitura informou que a exibição do filme não passou de 'erro técnico' | Foto: Reprodução prefeitura de Catu

Nota da Prefeitura

"O Departamento de Cultura de Catu, em conjunto com o Departamento de Desenvolvimento Social, vem a público esclarecer sobre os fragmentos do filme exibido durante o evento Inclusão em Foco, realizado em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

Pedimos desculpas ao público presente pela falha técnica relacionada à classificação indicativa da obra. O filme apresentado aborda a temática do Alzheimer e os impactos da doença nos familiares, sendo sua classificação correta para maiores de 16 anos, e não para 10 anos, como informado inicialmente.

Dessa forma, o Departamento de Cultura e o Departamento de Desenvolvimento Social ratificam o pedido de desculpas já feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e se colocam à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.

Reafirmamos, por fim, o compromisso de continuar oferecendo, de forma gratuita, conteúdos educativos, culturais e sociais que contribuam para o fortalecimento da comunidade local".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Conteúdo impróprio Filme inadequado Inclusão em Foco Kasa Branca Kasa Branca filme nacional Nudez e sexualidade prefeitura de Catu Responsabilidade institucional Revolta dos pais setembro verde

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam
Play

Secretário do RJ compara operações do Rio e da Bahia, e Werner reage

Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam
Play

Enfermeira instala câmeras e flagra abuso sexual contra mãe acamada na Bahia

Uma das cenas que chocaram os pais foi essa em que dois homens e uma mulher se beijam
Play

Casal líder do CV na Lapinha é alvo de prisão em operação da PC

x