Rui Costa firma compromisso com governo da Alemanha para investimentos em energia limpa | A TARDE
Atarde > Bahia

Rui Costa firma compromisso com governo da Alemanha para investimentos em energia limpa

Publicado segunda-feira, 18 de outubro de 2021 às 16:15 h | Atualizado em 18/10/2021, 16:18 | Autor: Da Redação
Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde I Fotos: Daniel Senna/GOVBA
Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde I Fotos: Daniel Senna/GOVBA -

Em missão internacional, o governador Rui Costa (PT) selou compromisso com o ecretário de Estado do Ministério de Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareis, para o financiamento de novos projetos de produçaõ de energia limpa na Bahia, que tem grande potencial eólico e solar.

O governador apresentou os planos para o uso da energia para suprir os sistemas de irrigação da agricultura familiar e também aproveitar a biomassa gerada na produção. Para viabilizar projetos que vão beneficiar a população é preciso ir em busca de "canais de financiamento".

“Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia”, explicou o governador em visita ao país, que é referência em energia renovável.

Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus

“Diante da importância que a Alemanha dá à energia renovável e às ótimas pré-condições baianas, são concretas as possibilidades de fazermos parcerias de financiamento a esses projetos. A Alemanha tem um grupo de trabalho governamental focado nesse tema e vamos levar essas propostas para construir uma cooperação muito estreita com a Bahia”, disse o ministro alemão.

A comitiva baiana também se reuniu com empresas que têm interesse em investir no novo aeroporto de Porto Seguro. Entre elas, o grupo Hirmer, que cuida do aeroporto de Munique, reafirmou o desejo de participar da licitação e inclusive já está desenvolvendo um projeto para isso.

“Será um importante aeroporto que vai intensificar o turismo do extremo sul da Bahia. No início do ano que vem, faremos o leilão e licitaremos este grande investimento para o estado”, disse Rui.

Publicações relacionadas