Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SÃO JOÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
21/06/2023 às 12:46 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Alimentos feitos com milho são os mais calóricos do São João

Confira dicas para deixar os pratos típicos mais nutritivos

Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas
Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas -

Pamonha, canjica e mungunzá. Esses são alguns dos pratos que marcam presença em qualquer “arraiá” do São João, mas que também podem ser os mais calóricos, junto com os bolos típicos. Por isso, vale ficar em alerta para evitar que a festa junina não renda uma visita ao hospital.

Segundo Amanda Ferrão, nutricionista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia, muita gente aproveita a chegada do São João para exagerar na comida.

“O clima de festa e a temperatura mais amena contribuem para a ingestão de alimentos mais gordurosos, mas é importante passar pelos festejos sem trazer danos para os dias seguintes. O caminho é saber diversificar os preparos, fazendo substituições saudáveis, que não comprometem o sabor”, destaca a especialista.

Ela ressalta, por exemplo, que um dos maiores riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas está em deixar o consumo para depois. “Por serem preparos muito perecíveis, é importante optar pelo consumo no dia que for feito para evitarmos uma infecção intestinal”, pontua.

Por outro lado, ela também diz que o cardápio junino não precisa virar o vilão da história. Basta evitar enfiar “o pé na jaca” e tomar alguns cuidados durante a preparação e o consumo [veja dicas abaixo].

“O mais importante é aproveitar os festejos com equilíbrio. Sem se preocupar em ficarmos contando calorias, principalmente, se o restante do ano já se busca por uma vida ativa e com alimentos mais saudáveis”, afirma.

Entre as principais orientações estão o aumento da ingestão de água entre as refeições, a inclusão de mais saladas, frutas e tudo o que envolve melhores hábitos, como a prática regular de atividade física, nos dias em que não houver festa, escolher menores porções dos preparos típicos mais calóricos e se possível, evitar bebida alcoólica.

“Se gostar, preferir começar pelo milho cozido com queijo assado, por exemplo. Para só depois escolher as opções mais calóricas, que o seu paladar não dispensa”, finaliza.

Confira algumas dicas para deixar o seu São João mais saudável:

-Tempero não é só sal;

-Faça proveito da diversidade de ervas e especiarias para deixar os pratos mais saborosos e saudáveis. O milho, por exemplo, pode ser temperado com ervas e grelhado com fios de azeite. É importante evitar o sal em excesso e pegar leve na manteiga;

- Dê preferência à versão integral ou outras, como de arroz, aveia ou amêndoas;

- É possível fazer pipoca sem nenhum tipo de gordura. Para isso, você deve esquentar muito bem a panela, colocar o milho e mexer bem para que ela estoure sem grudar. Reduza o sal e abuse no uso das ervas, como: orégano, curry, cúrcuma, páprica picante ou outra de sua preferência. No caso da pipoca doce, lembre-se do açúcar mascavo e de produtos lácteos com menos gordura;

- Para bolos, tire proveito de ingredientes naturais, como a mandioca e o milho, dando preferência às suas versões naturais (in natura);

- Certifique-se da qualidade da água usada para cozinhar o amendoim. Preste atenção à procedência do amendoim pois, caso haja umidade no pós-colheita ou dependendo da forma de armazenamento, pode haver a formação de um fungo que produz uma substância chamada aflatoxina, que é maléfica ao organismo.

- Experimente adicionar legumes no cuscuz, como cenoura e abobrinha raladas, e deixar de lado a ervilha e o milho enlatados, bem como outros produtos industrializados. Isso garante fibras e reduz a quantidade de sódio e conservantes. Ele também vai bem com farelo de aveia, chia e gergelim;

- Para melhor aproveitar os festejos sem causar riscos à saúde, prefira não ingerir bebidas alcoólicas. Se optar por beber, não se esqueça de ingerir bastante água ao longo de todas as comemorações.

- Aproveite as opções que hidratam, como os sucos refrescantes das frutas, e “saborize” a água com rodelas de limão, laranja e outras frutas da estação;

- Se beber, não dirija. Não exagere nas bebidas alcoólicas e lembre-se sempre da hidratação.

Assuntos relacionados

milho São João

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

milho São João

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

milho São João

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas
Play

Dia de Santo Antônio é marcado por alegria, perrengue e meme; confira

Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas
Play

Adelmário Coelho quer feat com Roberto Carlos: "Seria uma glória"

Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas
Play

Tourinho: "Difícil encontrar São João como o de Salvador no interior"

Nutricionista fala sobre riscos de não se levar a sério o cuidado com as comidas juninas
Play

Video: Léo Santana faz homenagem a Marília Mendonça e emociona público

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA