SÃO JOÃO
Intérpretes de libras arrasam nos palcos do São João da Bahia
Portal Massa! conversou com a intérprete de libras Daisy Souza, que também é surda, e com Ediane Mendes
Umas das sensações do São João da Bahia 2023 são os intérpretes de libras nos palcos dos shows. Além de traduzir tudo que se passa para a comunidade surda, eles dançam e arrasam ao som dos artistas.
O Portal Massa! conversou com a intérprete de libras Daisy Souza, de 36 anos, que também é surda, e com Ediane Mendes, que trabalha há oito anos como tradutora, e elas reforçaram a importância de trazer a acessibilidade para esses eventos.
"É importante o governo dar acessibilidade à comunidade surda que antigamente não tinha acesso às festas juninas. E a empresa Pense Libras, que trabalha em parceria com governo do estado, vem fazendo um trabalho maravilhoso e trazendo o público surdo para esses espaços", contou ela através da linguagem de sinais.
Sobre a animação no palco, Daisy conta que é preciso tentar passar o máximo de informações, principalmente corporal, para que quem esteja assistindo consiga sentir tudo que está acontecendo.
"Como é que o surdo vai entender sem ouvir os sons? Então temos que mostrar através do ritmo para dar todo significado para quem está assistindo", revelou.
De acordo com Ediane, muita gente da comunidade surda está vindo para as festas do Sanjú e sentindo que realmente está fazendo parte dos festejos.
"Hoje teve uma menina de 11 anos que se animou pra vir depois que viu a nossa interpretação pela televisão. A mãe trouxe ela e nos apresentou para conversar com a gente e parabenizar pelo trabalho ", finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes