Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

BAHIA

Senhor do Bonfim aguarda liberação do MP para retomada da Guerra de Espadas

Única cidade da Bahia com acordo para a prática aguarda conclusão de vistorias

Luan Julião
Por
Guerra de espadas poderá ocorrer em espaço adequado
Guerra de espadas poderá ocorrer em espaço adequado - Foto: Reprodução

A retomada da Guerra de Espadas em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, ainda depende do cumprimento de exigências técnicas e de segurança antes de ser autorizada. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que o evento só poderá ocorrer após a aprovação do espaço destinado à atividade e a certificação dos artefatos que serão utilizados pelos participantes.

De acordo com o órgão, uma área está passando por processos de vistoria e adequação para receber a manifestação cultural. A realização da festa, no entanto, está condicionada à liberação do local pelos órgãos responsáveis e à comprovação de que as espadas atendem às normas exigidas.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A expectativa é que a tradição volte a acontecer dentro das regras estabelecidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no fim de 2025. O acordo prevê a utilização exclusiva de artefatos certificados e a realização da atividade em um ambiente previamente autorizado.

Acordo inédito na Bahia

Atualmente, Senhor do Bonfim é o único município baiano a possuir um acordo formal com o Ministério Público para permitir a realização da Guerra de Espadas mediante o cumprimento de uma série de medidas de segurança.

O TAC foi assinado pelo MP-BA, pela Prefeitura de Senhor do Bonfim e pela Associação Cultural dos Espadeiros. O documento autorizou o retorno da manifestação a partir de 2026, desde que todas as exigências técnicas sejam atendidas.

Leia Também:

POLÍTICA

Guincho pago com verba pública passa 3 anos sem abastecimento em Madre de Deus
Guincho pago com verba pública passa 3 anos sem abastecimento em Madre de Deus imagem

POLÍTICA

Lídice da Mata avança em disputa para suplência de Jaques Wagner
Lídice da Mata avança em disputa para suplência de Jaques Wagner imagem

FESTEJOS JUNINOS

São João: após decretar feriadão, Jerônimo antecipa salário dos servidores
São João: após decretar feriadão, Jerônimo antecipa salário dos servidores imagem

Entre as determinações está a criação de um espaço exclusivo para a atividade, conhecido como "espadódromo". O local deve ficar afastado de áreas sensíveis, como hospitais, escolas, postos de combustíveis e residências, além de contar com estrutura voltada para emergências.

As exigências incluem iluminação de segurança, rotas de evacuação sinalizadas, brigadistas, pontos de atendimento pré-hospitalar e suporte médico para possíveis ocorrências durante o evento.

Certificação obrigatória das espadas

O acordo também estabelece que somente poderão ser utilizadas espadas fabricadas conforme as normas técnicas definidas pelo Exército Brasileiro.

Para garantir o cumprimento da regra, a Associação Cultural dos Espadeiros deverá apresentar o Certificado de Registro (CR) do fabricante responsável pelos artefatos e submeter o material a inspeções prévias.

Caso as cláusulas previstas no TAC sejam descumpridas, a prefeitura e a associação poderão ser penalizadas com multa diária de R$ 20 mil.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia espadas fogos São João

Relacionadas

Mais lidas