Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

NAVEGAÇÃO

Maior embarcação do ferry-boat deve chegar à Bahia em setembro

Expectativa é a de que nova embarcação contribua para redução de filas

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
Ferry Panagiotis D deve chegar a Salvador até setembro deste ano
Ferry Panagiotis D deve chegar a Salvador até setembro deste ano - Foto: Reprodução/SHipfriends

O sistema ferry-boat deve ganhar uma nova embarcação em setembro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) ao portal A TARDE, na manhã desta quarta-feira, 10.

A expectativa é a de que o ferry "Panagiotis D" contribua para reduzir as filas da travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, alvo de constante reclamação por parte dos usuários junto à Internacional Travessias Salvador.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Quando entrar em operação, a embarcação será a maior do sistema, com capacidade para 1.254 passageiros e 168 veículos.

A assinatura do contrato de aquisição junto à empresa HappyFrontier Importação e Exportação Ltda, vencedora da licitação, foi realizada no último dia 26 de maio. O investimento no navio é de R$ 89,4 milhões.

Quais são as embarcações atualmente em operação?

  • Zumbi dos Palmares (capacidade para 208 veículos);
  • Rio Paraguaçu (capacidade para 50 veículos);
  • Pinheiro (capacidade para 50 veículos);
  • Ivete Sangalo (capacidade para 60 veículos);
  • Maria Bethânia (capacidade para 55 veículos);
  • Dorival Caymmi (capacidade para 180 veículos);
  • Anna Nery (capacidade para 60 veículos).

Novo ferry será maior que o Zumbi dos Palmares

Quando entrar em operação, a nova embarcação será a maior do sistema ferry-boat, superando o Zumbi dos Palmares, que atualmente é o maior em operação, com capacidade para 1.094 passageiros e 135 veículos pequenos.

Prazos

Conforme a Secretaria, após o pagamento da 1ª parcela, a empresa terá o prazo de até 60 dias para a realização das adaptações e adequações técnicas necessárias ao atendimento das exigências contratuais e normativas da autoridade marítima brasileira.

Leia Também:

MAIS OPÇÕES

Ferry-boat pode ter "corujão" com embarcação na madrugada
Ferry-boat pode ter "corujão" com embarcação na madrugada imagem

BAHIA

Ponte Salvador-Itaparica: ferry-boat será desativado após inauguração?
Ponte Salvador-Itaparica: ferry-boat será desativado após inauguração? imagem

MAIOR DO SISTEMA

Novo ferry-boat deve reduzir filas da travessia Salvador-Itaparica
Novo ferry-boat deve reduzir filas da travessia Salvador-Itaparica imagem

"Concluída essa etapa, será realizada vistoria técnica in loco para verificação do cumprimento das exigências previstas no edital e no contrato. Somente após a aprovação técnica da embarcação será autorizado o envio do ferry-boat ao Brasil", informou a pasta, em nota ao portal A TARDE.

A contratação ainda prevê que o fornecedor entregue a embarcação, apta à navegação marítima, com as devidas classificações, no Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador. A previsão contratual é de que o novo ferry seja entregue até o final do terceiro trimestre deste ano. Ou seja, em setembro, pelo menos três meses antes do início do verão, em dezembro.

Tarifas do ferry-boat

As tarifas do ferry-boat variam de acordo com o dia da semana ou o veículo utilizado:

Segunda a sexta:

Imagem ilustrativa da imagem Maior embarcação do ferry-boat deve chegar à Bahia em setembro
Foto: Reprodução

Finais de semana e feriados:

Imagem ilustrativa da imagem Maior embarcação do ferry-boat deve chegar à Bahia em setembro
Foto: Reprodução
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

ferry boat Mobilidade Salvador

Relacionadas

Mais lidas