BAHIA
Sudec orienta municípios sobre Plano de Contingência contra inundação das barragens
Por Da Redação
A Defesa Civil do Estado (Sudec) realizou, nesta quarta-feira, 5, um workshop virtual voltado à elaboração do Plano de Contingência dos municípios que estão na mancha de inundação das barragens da Chesf. Segundo o órgão, mais de 20 municípios baianos se encontram na região localizada nas bacias do Rio de Contas e do Rio São Francisco.
A abertura do evento foi realizada pelo superintendente da Sudec, Paulo Luz, que ressaltou a importância dos municípios aprovarem os seus Planos de Contingência para os diversos cenários de desastres, dentre eles, o rompimento de barragens.
De acordo com ele, o objetivo do Plano de Contingência é estabelecer antecipadamente todas as medidas que deverão ser tomadas num eventual desastre, assim como para designar os responsáveis pela execução destas ações de resposta.
Além das cidades localizadas na mancha de inundação das barragens da Chesf, a Sudec viabilizou a participação de outros municípios, como por exemplo, os situados a jusante da barragem Pedra do Cavalo: Cachoeira, São Félix e Maragogipe. O órgão também convidou municípios de outras regiões.
O encontro contou com as participações do engenheiro da Chesf, com representantes da Defesa Civil Nacional (Sedec), e da International Commission on Large Dams (Icold). Também participaram integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC) e representantes dos municípios de Abaré, Anagé, Itabuna, Feira de Santana, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Maragogipe, Belmonte, Sobradinho, Itagibá, Ubaitaba, Catu, Jacobina, Itiúba, São Desidério, Cachoeira, Juazeiro, Jequié, Ipiaú, Curaçá e Aurelino Leal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes