Vídeo: líder de facção é transferido para unidade de segurança máxima | A TARDE
Atarde > Bahia

Vídeo: líder de facção é transferido para unidade de segurança máxima

Homem liderava facção com atuação na Bahia e no Rio de Janeiro e se escondia na Bolívia

Publicado quarta-feira, 13 de dezembro de 2023 às 21:13 h | Atualizado em 14/12/2023, 08:03 | Autor: Da Redação
Transferência aconteceu nesta quarta-feira, 13
Transferência aconteceu nesta quarta-feira, 13 -

Uma operação integrada entre Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública transferiu para uma unidade de segurança máxima, nesta quarta-feira, 13, o líder de uma facção com atuação na Bahia e no Rio de Janeiro. Ele se escondia na Bolívia.

Leia mais:

>> Facções do Rio-SP disputam terreno na Bahia e formam alianças; entenda

>> Comerciante executado por não pagar "taxa do tráfico" em Salvador

Segundo apurações do Portal A TARDE, trata-se de José Henrique de Souza Conceição, mais conhecido como ‘Papa’. Ele é apontado como uma das principais 'cabeças' do Comando Vermelho (CV) na Bahia.

José Henrique de Souza Conceição funcionava como 'elo' entre integrantes da facção do Rio e da Bahia
José Henrique de Souza Conceição funcionava como 'elo' entre integrantes da facção do Rio e da Bahia |  Foto: Reprodução

José Henrique foi capturado em Pernambuco, no dia 11 de novembro deste ano, em uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de PE.


Equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da Cipe Litoral Norte, da FICCO Bahia, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da transferência. O traficante estava custodiado em Recife.


Apesar de ter sido preso em pernambuco, ele passava a maior parte no país vizinho, justamente para evitar as autoridades brasileiras. No entanto, ele costumava retornar ao Brasil para coordenar distribuição de drogas e armas, além de determinar ataques contra grupos rivais. E foi justamente em uma dessas vindas que ele foi capturado. As forças policiais o localizaram em uma cidade de Guabiraba, a cerca de 20 quilômetros de Recife.

A facção de 'Papa' tem como principais áreas de atuação o Complexo do Nordeste de Amaralina e o Engenho Velho da Federação, em Salvador.

Ações de inteligência contra comparsas do detento e também para interromper a circulação de armamentos e drogas na Bahia seguem intensificadas.


Publicações relacionadas

MAIS LIDAS