NOVA MEDIDA
Alívio nas contas de luz? Aneel define bandeira para novembro
Em outubro, a bandeira vigente foi a vermelha patamar 2, o grau mais elevado na estrutura tarifária
Por Da Redação
A bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, em razão da melhora das condições de geração de energia no país, segundo informe da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira, 25.
Em outubro, a bandeira vigente foi a vermelha patamar 2, o grau mais elevado na estrutura tarifária, que aumenta quando há menos água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Leia mais:
>> Salvador lidera faturamento de franquias no N/NE no 1º semestre de 2024
>> Mulher é morta a facadas e companheiro 47 anos mais velho é suspeito
>> Meta AI tem respostas erradas, não pode ser desativado, mas limitado
Com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro, segundo a agência. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, informou a Aneel.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes