ABF CON
Salvador lidera faturamento de franquias no N/NE no 1º semestre de 2024
Confira o ranking com as 10 cidades da Bahia que mais cresceram no mercado de franquias
Por Lincoln Oriaj*
Salvador se consolidou como a cidade de maior faturamento no mercado de franquias no Norte e Nordeste no primeiro semestre de 2024. A capital baiana aparece na 8ª colocação do ranking nacional com um faturamento total de R$ 1.573.017.549, um aumento de 14,18% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados durante a ABF Con 2024.
O mercado local tem se mostrado promissor, e setores como food service (açaí, sorveteria e cafeteria) e saúde, beleza e bem-estar (clínicas odontológicas e óticas) se destacam, liderando o crescimento na região nordeste, bem como a nível nacional.
Leia mais:
>> Palestra de Marcio Atalla e premiações marcam abertura da ABF Con 2024
>> Governo poderia quitar precatórios com empréstimos, sugere IAF
>> Shoppings lucram e vendedores mantém expectativa na Black Friday
Apesar de ter o maior faturamento de todo o Nordeste, Salvador ficou em 6º lugar entre as cidades baianas que mais cresceram no mercado de franquias neste primeiro semestre. Luís Eduardo Magalhães registrou o maior crescimento no estado, com impressionantes 52,44%, seguido por Lauro de Freitas (30,02%) e Ilhéus (27,05%).
Municípios baianos com maior aumento no faturamento no primeiro semestre de 2024:
1- Luís Eduardo Magalhães: R$ 118.930.822 (52,44%)
2- Lauro de Freitas: R$ 180.340.516 (30,02%)
3- Ilhéus: R$ 91.214.917 (27,05%)
4- Barreiras: R$ 121.833.715 (22,11%)
5- Vitória da Conquista: R$ 238.021.742 (15,19%)
6- Salvador: R$ 1.573.017.549 (14,18%)
7- Itabuna: R$ 131.247.725 (13,96%)
8- Porto Seguro: R$ 96.362.516 (13,74%)
9- Feira de Santana: R$ 302.382.083 (13,47%)
10- Camaçari: R$ 92.917.309 (9,14%)
Atualmente, o Brasil conta com mais de 193 mil franquias, representando mais de 3 mil marcas espalhadas por 3.424 municípios. A ABF está atenta ao potencial de expansão do setor, especialmente nas regiões norte e nordeste, além da interiorização para alcançar mais cidades fora dos grandes centros urbanos. No entanto, a falta de mão de obra qualificada ainda é uma das principais barreiras para essa expansão, como explicou Claudia Vobeto, diretora de capacitação da ABF.
“Nessas regiões, há uma dificuldade um pouco maior de encontrar uma mão de obra capacitada em franquias. Eu estou falando de 70, 80 marcas, então é por isso que estamos desenvolvendo esses programas, porque através da digitalização conseguimos ser mais acessíveis”, detalhou.
A parceria da ABF com o Sebrae e a Fundação Instituto de Administração (FIA) tem sido uma iniciativa fundamental para capacitar profissionais em regiões mais afastadas. “Com esses programas online, oportunizamos que pessoas do norte, nordeste e centro-oeste possam se capacitar e alcançar o mesmo nível de outros profissionais”, acrescentou Vobeto.
Tom Moreira Leite, presidente da ABF e do Grupo Trigo, está otimista quanto ao futuro do mercado de franquias no Brasil e ressaltou a relevância estratégica do nordeste para as franqueadoras, destacando o crescimento da região, não apenas nos estados, mas também nos municípios.
Eu sou muito convicto de que com os sistemas relacionados à estrutura de gastos e um controle e uma disciplina fiscal maior, a gente vá assistir a um ‘boom’ dentro do nosso país
“A gente tem alguns sinais divergentes nesse momento na macroeconomia, mas o fato é que o Brasil está indo melhor do que a gente esperava. O nordeste é estratégico para todas as franqueadoras, pois você já tem uma relevância enorme para todas as nossas marcas e eu não tenho dúvidas que a região cresce, não só nos estados quanto nos municípios”, complementou Tom.
Fernando Ribeiro, diretor da ABF Regional Nordeste e CEO da Sal e Brasa Grill Express, reforçou a solidez do mercado de franquias no Brasil. “Quem busca entrar nesse ramo pode ter certeza que é um segmento consolidado, com padrões e processos bem definidos por empresários competentes que construíram suas marcas com muito sacrifício e visão”, contou ao Portal A TARDE.
Com a expansão contínua e a implementação de estratégias para capacitar a mão de obra, o mercado de franquias no Brasil, e particularmente nas regiões norte e nordeste, caminha para um crescimento ainda mais expressivo nos próximos anos.
*Da Ilha de Comandatuba, a convite do evento
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes