Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Conta de luz ficará mais cara a partir de outubro

Consumidores terão de arcar com tarifa extra de R$ 4,46 para cada 100 kWh

Redação

Por Redação

26/09/2025 - 18:33 h | Atualizada em 26/09/2025 - 19:22
Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26
Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26 -

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que, a partir de outubro, a conta de luz terá cobrança extra. A bandeira tarifária aplicada será a vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26 e ocorre após dois meses de vigência da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais caro do sistema.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a agência, a escolha está ligada ao cenário climático e à disponibilidade de recursos hídricos. “A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, destacou a Aneel em nota.

Leia Também:

A entidade também chamou atenção para a limitação da produção solar. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, explicou.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras foi criado em 2015 para indicar ao consumidor os custos variáveis da geração elétrica no país. Ele leva em conta fatores como o nível dos reservatórios, a necessidade de uso de termelétricas e o preço de produção da energia.

O objetivo é dar mais transparência e estimular o consumo consciente. Assim, ao identificar que a bandeira vigente é amarela ou vermelha, o usuário pode adotar medidas de economia para reduzir o impacto no orçamento mensal.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ANEEL brasil contas Energia Elétrica Luz Valor

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26
Play

Barroso cai no samba e canta sucessos em festa de despedida do STF

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26
Play

Torcedor é assassinado após recusar tirar a camisa do time do coração

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 26
Play

Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

x