Ataques hackers crescem 255% no Brasil durante a Black Friday | A TARDE
Atarde > Brasil

Ataques hackers crescem 255% no Brasil durante a Black Friday

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 18:12 h | Atualizado em 29/11/2021, 18:15 | Autor: Da Redação
Phishing é um dos golpes virtuais mais comuns | Foto: Mika Baumeister / Unsplash
Phishing é um dos golpes virtuais mais comuns | Foto: Mika Baumeister / Unsplash -

Os ciberataques de phishing cresceram 255% no Brasil durante a Black Friday segundo apontou um levantamento da CySource, centro de referência e pesquisa em cibersegurança, feito com base em dados da KSN (Kaspersky Security Network.

Na sexta-feira, 26, foram registrados 27.385.500 casos, enquanto no dia 19 do mesmo mês aconteceram 10.729.500 incidentes.

Segundo o estudo, apenas na semana que antecedeu a Black Friday, foram verificados quase 157 milhões de ataques de phishing, um dos golpes virtuais mais comuns, conhecido por enganar as vítimas com sites e aplicativos falsos em tentativa de conseguir os dados da vítima. 

As tentativas nessa modalidade podem chegar por diversos meios, como SMS, e-mail, aplicativos de mensagens e falsas atualizações. É necessário apenas que a vítima clique em um link malicioso ou digite informações em uma página falsa para que o hacker consiga controlar a sua máquina e, em muitos casos, o sistema da empresa inteira.

Marlon da Silva, pesquisador de segurança da CySource, alerta que com o grande crescimento do e-commerce, alavancado pela pandemia, a tendência é que os crimes virtuais aumentem e que os hackers se aproveitam, inclusive, de promoções para enganar o consumidor.

"Outro problema é que o usuário em geral ainda não tem consciência para saber quando uma mensagem é falsa ou a URL é maliciosa, fazendo com que ele caia facilmente neste tipo de golpe".

Ele explica que a primeira coisa que a pessoa deve fazer ao receber o link de um site, é conferir se o endereço corresponde a URL da loja oficial e não é um endereço similar. 

"Por isso, ao invés de comprar diretamente da promoção ou do link recebido via e-mail, vá até o site oficial da marca e procure por essa promoção recebida. Caso não exista essa promoção no site, possivelmente possa se tratar de um ataque de phishing", alerta Marlon.

Publicações relacionadas