BRASIL
Bandeira tarifária deixará conta de luz mais cara a partir desta terça
Patamar 2 da bandeira vermelha entra em vigor no mês de outubro
A partir desta terça-feira, 1º, o brasileiro já pagará mais caro na conta de luz. Em nova sinalização, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a cobrança complementar na conta de luz para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de outubro.
O anúncio demonstra bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, a partir de outubro. A nova cobrança será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Entre os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o Risco Hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Devido a baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.
Leia também:
>> Receita paga último lote de restituição do Imposto de Renda
>> 'O Brasil e a Bahia vão muito bem na economia em 2024'
>> Dívida pública chegará a 80% do PIB em 2024 e continuará crescendo, diz IFI
Desde 2022, uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. E reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro