Brasil deve projetar sua política externa no G20 nesta semana | A TARDE
Atarde > Brasil

Brasil deve projetar sua política externa no G20 nesta semana

Na presidência do bloco pela primeira vez na história, o pais sedia as reuniões do G20 que começam na quinta

Publicado domingo, 14 de janeiro de 2024 às 20:54 h | Autor: Da Redação
G20 é considerado o principal fórum global sobre finanças e economia
G20 é considerado o principal fórum global sobre finanças e economia -

No G20 deste ano, o Brasil deve aproveitar para projetar os seus objetivos de política externa, como a defesa da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a busca por consolidar o país como liderança na luta contra as mudanças climáticas e pela transição energética. As informações são da Agência Brasil.

O G20 é considerado o principal fórum global sobre finanças e economia, e foi definido como prioridade máxima da agenda internacional do governo brasileiro. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à presidência do grupo, possivelmente, é a maior responsabilidade internacional do Brasil.

“É a importância política de uma projeção da própria imagem do Brasil, do próprio papel que o Brasil pode ter no cenário internacional. O G20 é hoje considerado o principal fórum multilateral de debate de economia política, de temas sociais e dos temas que tangenciam a transição climática. E o Brasil liderar isso, e poder trazer também a sua marca, acho que é uma questão de grande relevância”, destacou a Tatiana Berringer, que coordena a relação da sociedade civil com a Trilha de Finanças do G20, do Ministério da Fazenda.

Na presidência do bloco pela primeira vez na história, o Brasil sedia as reuniões do G20 que começam na quinta-feira, 18. Estão previstos cerca de 120 eventos ao longo do ano até a cúpula final dos chefes de Estado do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Publicações relacionadas