VINDOS DE ISRAEL
Brasil encerra primeira fase de reptriação com 1.135 repatriados
Ainda há um grupo de 150 brasileiros interessados em sair de Israel
Por Da Redação
A primeira fase de repatriação realizada pelo Brasil em uma área de conflito foi finalizada. Ao todo, já saíram de Israel para o Brasil em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) 1.135 brasileiros. O resgate, batizado Operação Voltando em Paz, iniciou após a declaração de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.
Ao todo, 1,7 mil brasileiros fizeram o pedido de resgate ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) através de um formulário on-line. A informação foi divulgada pelo Itamaraty nesta quarta-feira,18. Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área de conflito.
“Com isso, encerramos a primeira fase da maior repatriação de brasileiros em zona de conflito, excluída a realizada por ocasião da pandemia”, disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Segundo o ministro, ainda há um grupo de 150 brasileiros interessados em sair de Israel e voltar para o Brasil. “Seria necessário mais um ou dois voos. A embaixada em Tel Aviv distribuiu esses formulários, tem recebido e organizado uma ordem de prioridades, crianças, idosos e pessoas doentes”, informou Vieira, sem detalhar novo possível cronograma.
Até o momento, 916 cidadãos já chegaram ao Brasil, em cinco voos. O sexto voo da Operação Voltando em Paz, o KC-30, decolou de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A previsão é de que chegue às 0h20 desta quinta,19.
A bordo estão 219 passageiros. A previsão era de 221, mas duas pessoas desistiram. Com isso, desde a chegada do primeiro voo da operação, na quarta-feira (11/10), são 1.135 brasileiros repatriados e 24 pets.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes