Câmara aprova diligência para averiguar acervo da Fundação Palmares | A TARDE
Atarde > Brasil

Câmara aprova diligência para averiguar acervo da Fundação Palmares

Publicado terça-feira, 15 de junho de 2021 às 15:01 h | Atualizado em 15/06/2021, 15:16 | Autor: Da Redação
Solicitação foi analisada pela Comissão de Cultura | Foto: Antonio Cruz I Agência Brasil
Solicitação foi analisada pela Comissão de Cultura | Foto: Antonio Cruz I Agência Brasil -

Após ser analisada pela Comissão de Cultura, a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que autoriza a realização de diligência nas instalações da Fundação Cultural Palmares. A solicitação é de autoria das deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Benedita da Silva (PT-RJ).

A proposição pretende averiguar as condições estruturais da nova sede, bem como as de preservação e conservação integral de todo acervo histórico e institucional da instituição.

Em 2020, a Palmares firmou termo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com duração de 10 anos, para transferência da sede e de todo o acervo documental museológico, documental e arquivístico para um antigo prédio da empresa, localizado na 702/703 Norte, em Brasília.

Denúncias mostram que o prédio estaria tomado por infiltrações e avarias diversas e que a transferência do acervo da Palmares começou a ser feita sem qualquer reparo.

No acervo da Fundação, há fotografias e documentos históricos como cartas de alforria, obras de arte de artistas como Rubem Valentim e Mestre Didi, além de obras literárias.

Parte desse material precisa ser conservada em condições especiais, em salas climatizadas e com manutenção permanente. De acordo com denúncias, todo o acervo museológico, documental e arquivístico está armazenado em caixas e corre grave risco de deterioração.

Publicações relacionadas