BRASIL
Chuvas e granizo: novo ciclone já tem data para atingir o Brasil
Há alerta de tempestades para 20 estados

Por Victoria Isabel

A combinação entre chuvas fortes, o avanço de uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical deve alterar o tempo em todas as regiões do Brasil ao longo dos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta de tempestades para 20 estados e o Distrito Federal, com risco de granizo, rajadas de vento e volumes de chuva que podem ultrapassar 150 milímetros em pontos isolados.
A primeira semana de dezembro será marcada por instabilidades persistentes, temporais e queda acentuada de temperatura, principalmente no Centro-Sul. Os meteorologistas explicam que a junção entre o avanço da frente fria e a atuação do novo ciclone reorganiza a umidade em todas as cinco regiões do país, criando condições favoráveis para episódios de tempo severo ao longo de vários dias consecutivos.
O meteorologista Tiago Robles, da Meteored, destaca que os maiores impactos devem ocorrer nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas áreas do Norte e do Nordeste também sofrerão influência do sistema, especialmente antes da chegada do ar mais frio. Apesar da instabilidade, o calor ainda permanece elevado em parte do país nos primeiros dias da semana.
Como o ciclone se forma
O novo ciclone extratropical deve surgir a partir de uma área de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste, com expectativa de ciclogênese na terça-feira, 2. À medida que o sistema se desloca para o oceano e se aprofunda, fortalece a frente fria associada, aumentando o contraste entre massas de ar quente e frio, condição que potencializa temporais, granizo e rajadas de vento em diversos estados.
Leia Também:
A partir desse processo, a tendência é de chuva volumosa e queda de temperatura em grande parte do Centro-Sul, enquanto o extremo Norte e o interior do Nordeste seguem com temperaturas elevadas devido ao ar quente e úmido.
Quarta-feira, 3: chuva persistente no Sudeste e Centro-Oeste
Com o ciclone já mais organizado, a quarta-feira deve registrar chuva mais persistente no Sudeste e Centro-Oeste, acompanhada de queda de temperatura. A Região Sul começa a apresentar maior estabilidade.
Durante a manhã, há previsão de chuva fraca a moderada no norte de São Paulo, Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e partes do Norte e Nordeste. Da tarde para a noite, o risco de chuva forte se espalha por praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste.
Quinta-feira, 4: frente fria avança e tempo firma no Centro-Sul
A frente fria avança até o norte do Espírito Santo e sul da Bahia, enquanto uma massa de ar frio começa a estabilizar o tempo em parte do Centro-Sul. O dia terá predomínio de tempo firme na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Chuviscos ainda podem ocorrer no litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. As chuvas mais intensas ficam concentradas em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso e na Região Norte.
Sexta-feira, 5: instabilidades migram para Norte e Nordeste
Ao final da semana, a frente fria segue em direção ao Nordeste, reduzindo as instabilidades no Centro-Sul. O tempo fica firme na maior parte do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas.
Já o norte do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e grande parte do Norte seguem com risco de chuva forte.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



