Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESCONFORTO

Aeroporto deixa passageiros revoltados ao retirar todos os assentos

Empresa que administra espaço diz que a retira foi para facilitar mobilidade

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

02/12/2025 - 22:11 h
Passageiros precisam sentar no chão
Passageiros precisam sentar no chão -

Desembarcar em Fortaleza, no Ceará, virou sinônimo de espera desconfortável para quem não tem passagem aérea. Nas redes sociais, o arquiteto Lucas Rozzoline relato que no Aeroporto de Fortaleza não tem mais bancos ou cadeiras em áreas públicas e que os passageiros precisam ficar em pé enquanto aguardam táxis ou carros por aplicativo.

Lucas desembarcou no terminal no último sábado, 29, e, ao procurar um lugar para se sentar enquanto esperava a namorada, percebeu que as longarinas, antes disponíveis, foram removidas. “Então eu fui procurar cadeira pra me sentar, e procurando lugar, não achei. Aí eu pensei: ‘que estranho, aqui tinha’. Caminhei um pouco mais, e vi outro lugar vazio. Então, tiraram todas mesmo. Foi planejada essa ação”, relatou o arquiteto.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda segundo ele, a ausência de assentos não afeta apenas o conforto, mas também a acessibilidade. “Imagina uma mulher grávida, uma criança, um idoso ou uma pessoa com deficiência. Legalmente, em espaços de uso público, você tem que dispor de um mínimo de conforto. Minha indignação foi ainda maior por causa dessa questão técnica”, explicou.

A Fraport Brasil, empresa responsável pelo aeroporto, se manifestou por meio de nota e afirmou que a remoção das longarinas da área de desembarque foi uma estratégia para aumentar a fluidez do fluxo de passageiros nos horários de pico. Conforme a empresa, ainda há assentos em cafés, áreas de espera para transporte por aplicativo ou táxi e no check-in. “Pedimos desculpas por qualquer eventual transtorno”, declarou.

Leia Também:

Lucas, que atua como arquiteto urbanista especializado em acessibilidade e patrimônio histórico, destacou que sua observação não se trata apenas de opinião pessoal, mas de análise profissional e até jurídica sobre o uso adequado do espaço público.

Ele ainda relatou que dezenas de pessoas aguardavam de pé, com bagagens no chão, evidenciando o desconforto generalizado. As informações são do G1.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Acessibilidade Aeroporto de Fortaleza análise profissional áreas públicas arquiteto bagagens bancos Cadeiras cafés carros por aplicativo check-in denúncia desconforto espaço público Espera fluidez Fraport Brasil grávidas horários de pico idosos Lucas Rozzoline passageiros Patrimônio Histórico pessoas com deficiência reclamação remoção de longarinas táxis

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Passageiros precisam sentar no chão
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Passageiros precisam sentar no chão
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

Passageiros precisam sentar no chão
Play

VÍDEO: motociclista morre durante apresentação no Beto Carrero World

Passageiros precisam sentar no chão
Play

Veja a primeira foto de Bolsonaro após prisão preventiva na sede da PF

x