BRASIL
Ciclone causa alagamentos, bloqueios e cancelamento de voos no RS
Em algumas cidades, choveu pelo menos 200 milímetros em 24 horas
Por Da Redação

Um ciclone extratropical causa transtornos em cidades do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 16, com registros de alagamentos, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz. Imagens que circulam nas redes sociais, mostram a água invadindo casas, hospital e universidade. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros não registraram casos de feridos ou mortos.
Devido aos fortes ventos que atingiram o sul do Brasil, especialmente em Porto Alegre, diversos voos que chegavam à cidade tiveram que ser deslocados para outros aeroportos
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) June 16, 2023
Muitos deles acabaram indo para o aeroporto de Florianópolis, que registra muita confusão nesta madrugada pic.twitter.com/Fyi94PAZJb
Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, choveu pelo menos 200 milímetros em 24 horas, bem mais do que o esperado para todo o mês. A Defesa Civil do RS emitiu alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre.
🚨 Segundo a previsão do site https://t.co/cVQE64OkrG, o olho ciclone extratropical deve tocar a costa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira. pic.twitter.com/fFPY2VqFgA
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) June 16, 2023
Ciclone de raio multicolorido em Porto Alegre 🌪😮 pic.twitter.com/3VnjPh256R
— Djuli Mosena (@djulimo) June 16, 2023
Pelo menos 13 cidades do estado enfrentam problemas por causa das chuvas. Em Tramandaí, no Litoral, foram registradas rajadas de vento de 100 km/h. Já em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o acumulado de chuva chega a 200 milímetros nas últimas 24 horas.
Na capital, Porto Alegre, foram registrados alagamentos e quedas de árvores. Os moradores também relataram ventos fortes e quedas de energia.
Nunca vi nada igual, tô apavorada, moro no alto na zona sul, POA, parece q a casa vai voar. Aterrorizante
— Tati 🇧🇼 (@TatiMc7) June 16, 2023
Em Maquiné, no Litoral Norte, o prefeito foi até as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas saiam de casa. Em Porto Alegre a situação é contrária e o prefeito da cidade, Sebastião Melo, pediu que a população evite sair de casa.
As cidades do Rio Grande do Sul ainda registram pessoas abandonando suas casas e indo para abrigos de acolhimento, além de moradores ilhados que precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
Nossas equipes da @DefesaCivilRS, @cbmrs193 e @brigadamilitar_,
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 16, 2023
estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do RS. Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes