TEMPESTADE
Ciclone extratropical provoca ventania nas regiões Sul e Sudeste
Em áreas do Litoral Sul, Serra e Grande Florianópolis Serrana, vento pode ultrapassar os 100km/h
O ciclone extratropical seguirá nas proximidades do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fenômeno tem potencial para provocar fortes ventos em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
De acordo com o Climatempo, rajadas de vento com alta intensidade vão acontecer nesta quinta-feira no Sul do país e no leste de São Paulo, atingindo também pontos altos da serra do Rio de Janeiro.
Rajadas de vento variam na Região Sul entre 60 e 90km/h. Em áreas do Litoral Sul, Serra e Grande Florianópolis Serrana, o vento pode ultrapassar os 100km/h.
Segundo comunicado da Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria vai se afastar do estado nas próximas horas, reduzindo a intensidade da chuva. "Os ventos, gradativamente, devem se intensificar e ficar com direção de quadrante sul. Assim, o risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas em parte do leste do estado e moderada a alta para os ventos", afirma.
Por consequência do ciclone, a Marinha do Brasil emitiu um alerta. Entre a costa da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, as ondas variam entre 3,0 e 4,5m. A massa de ar frio que acompanha o fenômeno também leva baixas temperaturas e frio intenso para as regiões afetadas.
Após alertas divulgados pela Defesa Civil no Rio Grande do Sul, as aulas foram suspensas em todo o estado nesta quinta-feira, 13.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes