Círio de Nazaré começa hoje e convida a uma visita de turismo a Belém do Pará | A TARDE
Atarde > Brasil

Círio de Nazaré começa hoje e convida a uma visita de turismo a Belém do Pará

Publicado quinta-feira, 09 de outubro de 2008 às 10:47 h | Atualizado em 09/10/2008, 11:20 | Autor: Silvia Maria Nascimento, do A Tarde

>> Veja galeria de fotos

Os paraenses iniciam oficialmente hoje a programação da festa do Círio de Nazaré, maior procissão religiosa do norte do País em louvor à padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, dará a bênção aos festejos e inaugura os novos arcos da Basílica de Belém, construída em 1909, uma réplica da Basílica de São Paulo Extra Muros, de Roma.

O evento religioso é composto de romarias e procissões realizadas neste sábado e domingo, dia da festa. O Círio de Nazaré acontece todo segundo domingo do mês de outubro. Na noite de sábado, a imagem peregrina da santa (réplica da imagem original) é conduzida em romaria fluvial pela manhã, no navio “Garnier Sampaio”, da Marinha brasileira. Em seguida, é levada na romaria dos motoqueiros às 11 horas. Na noite de sábado, a imagem original é retirada do Glória do Altar-Mor e levada em procissão até a Catedral de Belém para no dia seguinte, domingo, ser reconduzida de volta à sua Basílica.

A guirlanda da imagem da santa é puxada em um percurso de 5 km pelos fiéis, por uma corda de sisal de 400 metros, fabricada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, pela única empresa em condições de produzir o material no Brasil. "Para todos os funcionários envolvidos é uma satisfação enorme ver que um milhão e meio de pessoas tocam nela com fé, e fomos nós que a fizemos", afirmou o gerente comercial da Cordafios, Carlos Joaquim de Carvalho. Pelo menos dez funcionários estiveram envolvidos na confecção da corda que foi levada a Belém no mês de agosto. Mas todos na empresa, de acordo com Carlos Joaquim, quiseram ver o material.

PASSEIOS

Circuito cultural, gastronômico e ecoturismo são apenas alguns dos bons motivos para conhecer Belém. A capital do Pará, metrópole da região norte do Brasil e portal da Amazônia, apresenta ao turista monumentos recuperados, um interessante e multicolorido mercado popular, aromas e ervas mágicas, sabores fortes da culinária indígena e passeios de barco pelos rios Guamá e Pará que banham a bonita e renovada cidade de 1,5 milhão de habitantes. A efervescência do momento em Belém é religiosa, com o clima do 216º Círio de Nazaré.

Para a população católica paraense, o Círio corresponde, em importância, ao que é o período do Natal para o resto do País. Mas não é só. Até dezembro, Belém está em bom período de visitação, pois a cidade vive, no momento, seu verão.

Publicações relacionadas