DIREITOS HUMANOS
CNDH pede que Funai seja investigada por omissão no caso Bruno e Dom
Colegiado divulgou nota lamentando ausência para indígenas pelos trabalhos de busca realizados
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) divulgou uma nota nesta quinta-feira, 16, lamentando as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips e pedindo que a Funai seja investigada por possível omissão na proteção de defensores de direitos humanos.
"A morte desses defensores dos povos indígenas está engendrada em uma teia de invasores que permanentemente ameaçam a vida dos povos indígenas do Vale do Javari e a de quem se dispõe a defendê-los", destaca o CNDH em nota.
"O CNDH exige a continuidade das investigações, a fim de que os mandantes sejam identificados, assim como a apuração de possíveis responsabilidades da Funai pela violação de direitos dos povos indígenas isolados e de omissão na proteção de defensores de direitos humanos", continua o conselho no documento.
Além disso, a entidade questiona a ausência de indígenas que atuaram nas buscas do jornalista e do indigenista durante a entrevista coletiva realizada na noite desta quarta-feira, 16, na qual a Polícia Federal detalhou o andamento das investigações sobre o caso.
"Lamentavelmente, a coletiva de imprensa invisibilizou a participação dos povos originários nos trabalhos de busca", diz o CNDH na nota.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes