Com pandemia, Brasil cai 9 posições em ranking global da felicidade | A TARDE
Atarde > Brasil

Com pandemia, Brasil cai 9 posições em ranking global da felicidade

Publicado sexta-feira, 19 de março de 2021 às 15:03 h | Atualizado em 19/03/2021, 15:20 | Autor: Da Redação
Infelicidade aumentou em todo mundo, aponta relatório. Finlândia lidera, pelo 4º ano consecutivo, como o país mais feliz.I Foto: Agência Brasil
Infelicidade aumentou em todo mundo, aponta relatório. Finlândia lidera, pelo 4º ano consecutivo, como o país mais feliz.I Foto: Agência Brasil -

O Brasil caiu 9 posições no ranking global da felicidade durante a pandemia do coronavírus, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a ONU. No ranking, divulgado nesta sexta-feira, 19, o país ocupa a 41ª posição entre 149 nações.

No ano passado, o país ocupava a 32ª posição, a mesma registrada no relatório do ano anterior.

A "nota" atribuída ao Brasil – baseada em dados de 2020 – é de 6,110. Essa é a menor média para o país desde 2005, quando o instituto de pesquisas começou sua avaliação.

Nas primeiras 8 colocações estão apenas países europeus, com a Finlândia ocupando o 1º lugar pelo 4º ano consecutivo. O primeiro país fora do continente a aparecer é a Nova Zelândia, na 9ª posição.

Para medir o nível de felicidade, o relatório leva em consideração uma "variedade de medidas de bem-estar subjetivas", além de variáveis que medem condições econômicas e sociais.

Os seguintes pontos são considerados: PIB per capita, apoio social, vida saudável, expectativa de vida, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

A conclusão geral apontada pelo relatório é de que a infelicidade aumentou em todo o mundo. Esse movimento foi impulsionado pela pandemia, apontam os analistas do estudo.

Publicações relacionadas