COMEMORAÇÕES
Coração de Dom Pedro I chega a Brasília para o 7 de Setembro
Relíquia foi transportada de Portugal ao Brasil pela FAB
Por Da Redação
O coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil por volta das 10h desta segunda-feira, 22, na Base da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília. O órgão foi enviado ao país como parte da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.
Conservado em formol há mais de 180 anos, esta é a primeira vez que o coração do imperador deixa Portugal. A relíquia foi transportada da cidade do Porto até Brasília na cabine de passageiros de uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE), escoltada por dois caças F-5 da FAB.
O Ministério das Relações Exteriores negociou com as autoridades portuguesas o envio do órgão para participar das celebrações de 7 de setembro. Após a cerimônia, está previsto um evento de apresentação da relíquia ao corpo diplomático, no Palácio Itamaraty.
A relíquia será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em solenidade na terça-feira, 23. Ao todo, ficará 20 dias em território brasileiro. A sua exposição será restrita ao palácio presidencial em Brasília.
O coração de Dom Pedro está guardado em um recipiente de vidro na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, desde 1837. A cada 10 anos, é trocado um líquido, com base em formol, que o mantém preservado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes