SINAL VERMELHO
Em Portugal, brasileira é diagnosticada com hanseníase
Diagnósticos colocaram em alerta autoridades sanitárias do país europeu
Por Da Redação
Doença que foi erradicada em Portugal, a hanseníase voltou a aparecer após casos importados do Brasil, registrados entre março e abril, qur provocaram um comunicado, na última quinta-feira, 20, da Direção-Geral de Saúde, o que equivale ao Ministério da Saúde no país europeu.
A imprensa de Portugal divulgou que um dos casos é de uma brasileira que foi morar no Arquipélago da Madeira em janeiro deste ano. O segundo caso seria de um português morador da cidade do Porto, que teria contraído a infecção em uma viagem feita mês passado ao Brasil.
A DGS afirmou, em nota à imprensa, que Portugal registra até seis casos por ano, porém a doença continua sendo considerada erradicada por não haver transmissão comunitária.
A bactéria da doença pode ficar incubada no organismo por até 20 anos antes do aparecimento dos sintomas. O contágio exige contato prolongado entre as pessoas.
O principal sintoma da doença é o aparecimento de manchas de cores variadas em inúmeras regiões do corpo, que estão associadas de forma geral a uma perda de sensibilidade ao toque e à dor, além de terem uma temperatura diferente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes