Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

Faltou luz aí? Apagão atinge Bahia e mais estados do Brasil durante a madrugada

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda não se pronunciou

Daniel Genonadio
Por
Torre de distribuição de energia elétrica de alta tensão
Torre de distribuição de energia elétrica de alta tensão - Foto: Xando Pereira / Ag. A TARDE

Algumas pessoas podem nem ter notado, mas uma grande queda de energia atingiu diversos estados do Brasi na madrugada desta terça-feira, 14. Nas redes sociais, usuários reclamaram da falta de energia em pelo menos 7 estados, incluindo Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

A queda de energia foi resultado de uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia de diferentes estados brasileiros. Os estados atingidos foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Na Bahia, de acordo com a Neoenergia Coelba, 16% das cargas foram afetadas em diferentes regiões do estado.

O restabelecimento na Bahia foi gradativo, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS.

No Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. De acordo com a Light, empresa de distribuição de energia, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. Na Região Metropolitana, atendida pela Enel, o fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22.

Leia Também:

PARALISAÇÃO

Greve de ônibus na RMS? Saiba como está o transporte nesta terça-feira
Greve de ônibus na RMS? Saiba como está o transporte nesta terça-feira imagem

MADE IN BAHIA

Reforma Tributaria preocupa prestadores de serviços baianos
Reforma Tributaria preocupa prestadores de serviços baianos imagem

TECNOLOGIA

IA vai "destruir" empregos? Ganhador do Nobel de Economia faz revelação
IA vai "destruir" empregos? Ganhador do Nobel de Economia faz revelação imagem

Em São Paulo, também atendido pela Enel, a interrupção durou cerca de oito minutos e afetou 937 mil clientes

As causas da ocorrência estão em análise e devem ser disponibilizadas pelo ONS, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Veja relatos

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Apagão Bahia ONS

Relacionadas

Mais lidas