Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Filhos de embaixadores são enquadrados por PM e família aponta racismo

Caso aconteceu no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro

Da Redação

Por Da Redação

05/07/2024 - 15:03 h
Caso foi filmado por câmeras de segurança
Caso foi filmado por câmeras de segurança -

Três filhos de diplomatas negros de 13 e 14 anos foram abordados e tiveram armas apontadas contra eles por policiais militares no Rio de Janeiro durante abordagem. A mãe de um dos adolescentes apontou racismo na ação, que envolveu adolescentes do Gabão, Burkina Faso, Canadá e outro menor de idade branco. O caso aconteceu na última quarta-feira, 3.

"As imagens, os testemunhos e o relato das crianças são claros! Não há dúvida! A abordagem foi racial e criminosa. Há anos frequentamos o Rio e nunca presenciei nada parecido no quadradinho de Ipanema com meus filhos. É um lugar aparentemente seguro. Depende pra quem", disse Raiana Rondhon.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A Polícia Civil carioca passou a investigar possível injúria racial ou racismo na ação. Já a PM analisará as câmeras corporais dos militares envolvidos para constatar se houve algum excesso por parte dos agentes.

"Em todos os cursos de formação, a Secretaria de Estado de Polícia Militar insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como Direitos Humanos, Ética, Direito Constitucional e Leis Especiais para as praças e oficiais que integram o efetivo da Corporação", disse a corporação.

Itamaraty se manifesta

O Ministério das Relações Exteriores informou que recebeu, na manhã desta sexta-feira, 5, os embaixadores do Gabão e de Burkina Faso em Brasília.

"Na reunião, foi entregue nota verbal com um pedido formal de desculpas pelo lado brasileiro, e o anúncio de que o Ministério de Relações Exteriores acionará o governo do estado do Rio de Janeiro, solicitando apuração rigorosa e responsabilização adequada dos policiais envolvidos na abordagem. Nota de teor idêntico será entregue em mãos, ainda hoje, ao Embaixador do Canadá", frisou o Itamaraty.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

abordagem policial diplomacia internacional direitos humanos investigação policial racismo segurança pública

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Caso foi filmado por câmeras de segurança
Play

Bahia é “excluído” da Libertadores em gafe ao vivo na TV Globo

Caso foi filmado por câmeras de segurança
Play

Vídeo: Caminhão de dupla sertaneja invade festa e fere 14 pessoas

Caso foi filmado por câmeras de segurança
Play

Vídeo: Homem arrasta mulher pelos cabelos e a espanca com socos

Caso foi filmado por câmeras de segurança
Play

Motorista reage a assalto, pega arma e atira em bandido; veja vídeo

x