MUDANÇAS
Filtros do Instagram vão sumir a partir desta terça, 14
Estarão indisponíveis os efeitos de realidade aumentada criados por usuários, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas
Por Redação
Mais de 2 milhões de filtros do Instagram e do Facebook deixaram de existir a partir desta terça-feira, 14. Estarão indisponíveis os efeitos de realidade aumentada criados por usuários, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas.
A mudança, anunciada em agosto do ano passado, ocorre devido ao encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a criadores independentes desenvolver e publicar efeitos usados publicamente. Essa ferramenta contava com cerca de 600 mil desenvolvedores espalhados por 190 países, segundo a Meta.
Com o fim da plataforma, apenas os filtros próprios da companhia continuarão disponíveis no Instagram e Facebook. Até o final de 2023, a Meta havia desenvolvido aproximadamente 160 filtros próprios, que seguem acessíveis para os usuários.
Leia também
>> Ministro diz que mudanças da Meta 'ameaçam' soberania do Brasil
>> Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei
Usuários que já utilizaram filtros criados por terceiros em conteúdos como stories ou reels não terão suas publicações impactadas. No entanto, não será possível acessar ou usar novos efeitos criados por terceiros a partir de terça-feira.
Segundo a Meta Spark, a decisão é parte de uma estratégia para concentrar investimentos em outras prioridades, como o desenvolvimento de óculos de realidade aumentada.
A empresa, nos últimos dois anos, tem ampliado a aposta em tecnologias de computação (como o óculos inteligente da Ray-ban e o Quest), além de investir na expansão da inteligência artificial em todas suas plataformas, incluindo o WhatsApp.
"Estamos comprometidos com nossos investimentos de longo prazo em novas plataformas que vão além das experiências 2D atuais", declarou na ocasião em que anúncio o fim dos filtros.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes