Forbes elege Brasil o melhor país para o ecoturismo | A TARDE
Atarde > Brasil

Forbes elege Brasil o melhor país para o ecoturismo

Na pesquisa, feita com 50 países, o país ficou com 94,9 de 100 pontos

Publicado domingo, 06 de agosto de 2023 às 12:16 h | Atualizado em 06/08/2023, 12:35 | Autor: Da Redação
Cachoeira do Buração, Ibicoara
Cachoeira do Buração, Ibicoara -

O cenário de belezas naturais, rico em biodiversidade trouxeram ao Brasil o título de melhor país em ecoturismo. O índice é da revista norte-americana Forbes, feito com 50 países, e elege os melhores destinos para os amantes da natureza

O Brasil obteve nota de 94,9 de 100, ficando na frente de países como o México, Austrália e Equador. Segundo a revista, entre 50 destinos avaliados, o Brasil é dono da maior biodiversidade, com mais de 43 mil espécies diferentes de animais e plantas.   

O índice da revista considera fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas em um país, a quantidade de espécies por 10 km², a porcentagem de terras protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco. Entre eles, o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu.  

O ranking se baseia, ainda, no desempenho ambiental, determinado por quesitos como qualidade do ar e emissão de CO2 (em toneladas per capita).

De acordo com o IBGE, o ecoturismo foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens a lazer no Brasil em 2021. Além disso, foi responsável pela vinda ao país de 18% de turistas estrangeiros em 2019. 

Publicações relacionadas