HOMENAGEM
Glória Maria tinha pedido de título de cidadã baiana em tramitação
Jornalista e apresentadora será homenageada pela Assembleia Legislativa
Por Da Redação
Seguia em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um pedido feito pela deputada estadual Olívia Santana (PDdoB), em 2019, para que a jornalista e apresentadora Glória Maria, que morreu nesta quinta-feira, 2, recebesse o título de cidadã baiana.
"Temos que agradecer pela passagem dela pela terra, por toda a contribuição que ela deixa, da afirmação da autoestima da imagem das mulheres negras", afirmou.
De acordo com Olívia Santana, com a morte de Glória Maria, o pedido de título será revisto e será feita uma homenagem póstuma pela Alba.
"Eu lamento que a proposta do título, feita pelo nosso mandato, não tenha sido aprovada a tempo. Vamos manter esse compromisso e fazer uma homenagem póstuma à Glória Maria, na Assembleia Legislativa da Bahia".
Glória e a Bahia
A morte de Glória aconteceu em um momento simbólico. No dia 2 de fevereiro, data em que os adeptos de religiões de matriz africana celebram Iemanjá, a Rainha do Mar.
"Iemanjá levou ela", declarou o jornalista Pedro Bial em entrevista concedida ao programa Encontro, da Rede Globo.
Glória deixa duas filhas adolescentes. A repórter da TV Globo era mãe de Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. As duas foram adotadas em 2009, após uma temporada no estado.
O processo de adoção durou 11 meses, e levou a jornalista a mudar de estado para ficar mais perto das meninas enquanto a documentação era analisada.
Glória Maria já tinha feito uma matéria em Santo Amaro, recôncavo da Bahia, em 1993, sobre a festa da padroeira da cidade, ocasião em que Caetano Veloso cantou para os moradores. A jornalista mostrou as belezas da Chapada Diamantina em 1987 e chegou até a participar do bloco Ilê Aiyê.
Em julho de 2019, aos 69 anos, Glória curtiu o sol com amigas no ecoresort de luxo Tivoli, em Praia do Forte, na Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador.
"Depois da tempestade de Sampa, o sol da Bahia! Obrigada, amigas, por mais um ano", escreveu a jornalista no Instagram.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes