Jornalista Merval Pereira é eleito novo presidente da Academia Brasileira de Letras | A TARDE
Atarde > Brasil

Jornalista Merval Pereira é eleito novo presidente da Academia Brasileira de Letras

Publicado quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 às 20:52 h | Atualizado em 02/12/2021, 20:54 | Autor: Da Redação
Neto de senador, Merval Pereira consolidou sua carreira no jornalismo político | Foto: Reprodução
Neto de senador, Merval Pereira consolidou sua carreira no jornalismo político | Foto: Reprodução -

O jornalista Merval Pereira foi eleito, nesta quinta-feira, 2, o novo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele vai suceder Marco Lucchesi e comandar a instituição no aniversário de 125 anos da instituição.

Neto de senador – o maranhense Clodomir Cardoso –, Merval Pereira consolidou sua carreira no jornalismo político. Ele passou pelas redações do Jornal do Brasil, Veja e O Globo, onde mantém uma coluna no jornal. Ele também atua como comentarista na CBN e na GloboNews.

A eleição da diretoria para o ano de 2022 aconteceu numa sessão ordinária híbrida. Além de Merval, dono da cadeira 33 da academia, a chapa vencedora tinha como secretária-Geral: Nélida Piñon; primeiro-secretário: Joaquim Falcão; segundo-secretário: Celso Lafer e como tesoureiro Evaldo Cabral de Mello.

Cada cargo teve uma eleição separadamente. Os diretores eleitos foram anunciados ao final da sessão, seguida da cerimônia de incineração das cédulas. Devido a pandemia, haverá uma posse administrativa no dia 9 de dezembro. Já a cerimônia oficial de posse será apenas em março de 2022.

Publicações relacionadas