SAÚDE
Laboratório diz que vai dar suporte aos pacientes infectados com HIV
Seis pacientes contraíram o vírus no Rio de Janeiro após serem transplantados
Por Da Redação
Após pacientes serem infectados com HIV em virtude de um transplantes de órgãos, o laboratório PCS Lab Saleme anunciou, nesta sexta-feira (11), que vai instaurar uma sindicância interna para apurar as responsabilidades. Seis pacientes contraíram o vírus no Rio de Janeiro.
Leia mais:
>>Seis pacientes são infectados com HIV após transplante de órgãos
>>Nova variante do HIV está circulando na Bahia, diz estudo
>>LGBTs lidam com coragem contra estigmas relacionados ao HIV e Sífilis
>>Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV
De acordo com as investigações, dois doadores teriam feito exame de sangue no laboratório e os resultados deram falso negativo. A partir disso, os receptores foram infectados. De acordo com a CNN, os infectados já estão cientes e os órgãos de outros 288 doadores vão passar por nova testagem.
Por meio de nota, a empresa afirma que dará “suporte médico e psicológico” aos pacientes infectados e seus familiares. Ainda segundo a nota, o caso é “um episódio sem precedentes na história da empresa, que atua no mercado desde 1969”.
Empresa foi contratada pelo governo do Rio
O laboratório foi contratado pela Secretaria de Saúde para testar os doadores de órgãos. O contrato tinha duração de 12 meses e um valor total de cerca de R$ 11 milhões. A pasta informou que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes. “A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”, diz o comunicado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes