AJUDA
Lula deve suspender dívida do RS por três anos
A medida deve dar um alívio de R$ 11 bilhões ao governo gaúcho
Por Da Redação
O governo federal deve suspender por três anos a dívida do Rio Grande do Sul com a União. O estado enfrenta desde o último dia 29 de abril fortes chuvas que mataram 147 pessoas e deixaram 127 desaparecidos e 806 feridos, segundo boletim publicado nesta segunda-feira, 13.
> Eduardo Leite alerta para "agravamento" das chuvas no RS
Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, a medida deve dar um alívio de R$ 11 bilhões ao governo gaúcho. Municípios em situação de calamidade e que têm dívida com o governo federal também serão alcançados pelo benefício.
Os detalhes devem ser anunciados oficialmente na tarde desta segunda-feira, 13, quando Lula terá uma reunião virtual com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
A proposta prevê que o dinheiro economizado deve ser integralmente destinado a um fundo público específico, a ser criado pelo ente para financiar ações de enfrentamento e mitigação dos danos decorrentes da calamidade pública, bem como suas consequências sociais e econômicas.
As ações poderão incluir obras de reconstrução, melhoria ou ampliação da infraestrutura afetada, mitigação de efeitos do fenômeno que causou a calamidade, contratação de mão de obra temporária, financiamento e subvenções para remoção de famílias e empresas de áreas de risco, aquisição de materiais e equipamentos e contratação de serviços necessários ao enfrentamento da tragédia.
O número de pessoas fora de casa é de 617 mil. No total, 79,5 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes