Lula diz que inelegibilidade de Bolsonaro é 'problema da Justiça' | A TARDE
Atarde > Brasil

Lula diz que inelegibilidade de Bolsonaro é 'problema da Justiça'

Presidente da República só havia se manifestado sobre o episódio indiretamente

Publicado sábado, 01 de julho de 2023 às 20:22 h | Atualizado em 01/07/2023, 21:06 | Autor: AFP
Após decisão da inelegibilidade de Bolsonaro, Lula declarou, nas redes sociais, que “país mudou”
Após decisão da inelegibilidade de Bolsonaro, Lula declarou, nas redes sociais, que “país mudou” -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (1º) que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro "é um problema da Justiça", que "não mexe com a tranquilidade do governo".

"Ele [Bolsonaro] sabe o que ele fez. Se ele acertou, ele será recompensado. Se ele errou, ele será julgado e será punido de acordo com o que ele cometeu", disse Lula aos jornalistas ao ser questionado sobre a inelegibilidade de seu adversário político ao deixar o treinamento da seleção feminina de futebol no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

"Isso é um problema da Justiça que não mexe com a tranquilidade do governo", acrescentou, ao comentar pela primeira vez o tema.

Na sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inabilitou por oito anos Bolsonaro por "abuso de poder político", tirando-o das próximas eleições presidenciais, em 2026.

Nas eleições do ano passado, Lula derrotou por uma margem de 1,8% nas urnas Bolsonaro, que recebeu 58 milhões de votos, um número superior ao de quando o ex-capitão do Exército foi eleito presidente.

Bolsonaro garantiu que a decisão do TSE foi "uma punhalada", mas que "não está morto" politicamente.

Segundo ele próprio, Bolsonaro planeja apelar da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do TSE baseia-se em uma reunião com embaixadores em julho de 2022, na qual Bolsonaro atacou o sistema de votação eletrônica com informações "f

Após decisão da inelegibilidade de Bolsonaro, Lula declarou, nas redes sociais, que “país mudou”
Após decisão da inelegibilidade de Bolsonaro, Lula declarou, nas redes sociais, que “país mudou” |  Foto: Reprodução | TV Globo
 

alsas".

Publicações relacionadas