ECONOMIA
Mais de 60% dos brasileiros acham que a economia está no rumo errado
De acordo com Datafolha, menos da metade da população acha que a economia melhora em 2025
Por Redação
Em pesquisa divulgada pelo Datafolha, 61% dos brasileiros entendem que o país está indo para o lado errado na economia. Outros 32% acham que a situação vai melhorar, e os 6% restantes não souberam responder.
Leia mais:
>> TSE cita diversidade e rejuvenescimento de eleitos empossados hoje
>> Fluxo no ferry-boat aumenta no retorno a Salvador após o Réveillon
>> Após cinco dias, Festival Virada Salvador 2025 chega ao fim
Visto a situação econômica nos últimos meses, 45% dos entrevistados disseram que ela piorou, 31% consideram que permaneceu como estava, e 22% acreditam que houve melhora.
Mas, segundo dados do próprio Datafolha, a previsão do PIB, Produto Interno Bruto, deste ano, fechou mais alto do que o esperado. Em seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado em dezembro, o Banco Central, aumentou a projeção de crescimento da economia brasileira me 2024. A expectativa passou de 3,2% para 3,5%. Já para 2025, a previsão saiu de 2,0% para 2,1%. As outras projeções foram feitas em setembro.
Menor otimismo desde 2020
Apontado pelo Datafolha, este é o menor cenário de otimismo desde 2020. Pela primeira vez em cinco pesquisas feitas pelo instituto, que menos da metade dos entrevistados, 47%, acreditam que a situação da população vai melhorar em 2025, já 25% acham que vai piorar. Outros 25% entendem que nada vai mudar, e apenas 3% não souberam opinar.
Além de que 67% dos participantes entendem que a inflação irá aumentar em 2025, 21% acham que nada mudará, e 9% se mostram otimistas esperando uma redução.a
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes